A Itaguaí Construções Navais (ICN) realizou, na 2ª semana de janeiro, a transferência do 1º submarino SBR, o S-40 Riachuelo, formado pelas seções S4, S3 e 2B, das instalações UFEM/NUCLEP para o Estaleiro e Base Naval de Itaguaí (EBN).
Para realizar a movimentação do submarino, mantido estável e equilibrado, foi utilizada uma complexa prancha rodoviária especializada equipada com dezenas de eixos, distribuindo o peso de forma segura no piso das vias de acesso.
Flanges especiais, enormes cavites de aço, mantiveram o S-40 Riachuelo estabilizado e nivelado durante todo a movimentação.
Cabeça de série da Classe, este é o primeiro dos quatro SBR previstos a executar a delicada passagem pelo túnel escavado na rocha em Itaguaí exatamente para atender a essa finalidade.
O S-40 Riachuelo vai ser lançado ao mar antes do final de 2018, dando início aos testes HAT-SAT (harbor acceptance test/sea acceptance test), onde todos os seus equipamentos, sistemas, sensores e armamentos serão checados, qualificados e disparados (torpedos e mísseis anti-navio).
Para descer o submarino concluído ao mar será usado o ship-lift ou elevador de navios, uma colossal estrutura de 110 metros de comprimento por 20 de largura fabricada pela empresa norueguesa TTS Handling System AS. A Transferência chamou atenção de todos que passavam pela região.
Esse é o maior projeto da história das Forças Armadas - PROSUB