A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza nesta quarta-feira (11), na Unidade Básica de Saúde Dr. Jorge Campos, às 9h, atendimento para captação de possíveis portadores de hanseníase. A unidade fica localizada na Avenida Brasil, s/nº, Coreia.
O objetivo é acelerar o diagnóstico, incentivar a prevenção e facilitar o tratamento da doença. O serviço visa ampliar os pontos de atendimentos da hanseníase na cidade e descentralizar o tratamento.
Katia Almeida, coordenadora do Programa Municipal de Controle de Hanseníase, ressalta a importância do programa. “Buscamos com mais esta campanha de captação e orientação da doença para que possamos ter uma Mesquita com saúde”, explica Katia.
Atualmente os moradores de Mesquita podem procurar tratamento para a hanseníase na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, onde funciona o polo do programa, e também nas unidades UBS Edson Passos, ESF Walter Borges e ESF Jacutinga.
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. A doença tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas. A transmissão se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora chamada multibacilar, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. Tocar a pele do paciente não transmite a hanseníase. O tratamento, que é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde, varia de seis meses a um ano, podendo ser prorrogado. O tratamento é eficaz e cura. Após a primeira dose da medicação não há mais risco de transmissão e o paciente pode conviver em meio à sociedade.
Confira os endereços para tratamento da hanseníase em Mesquita:
Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa (polo do programa)
Av. União, 676, Santa Terezinha
UBS Edson Passos
Avenida Marechal Castelo Branco, s/nº – Edson Passos
ESF Walter Borges
Rua Inácio Serra, s/nº, Chatuba
ESF Jacutinga
Rua Maria das Graças, – s/nº – Jacutinga