Fotos: Alziro Xavier / PMNI |
“Eu gosto muito da comida do hospital e quando vêm com esses desenhos e figurinhas, eu guardo, pois acho muito bonito. Até coloquei um na capa do meu celular”, conta animada a menina, que está internada há 37 dias por causa de um abscesso. Para a mãe, Maria da Guia Fraga, de 40 anos, esse suporte dos profissionais do HGNI é essencial para a recuperação de sua filha. “É um trabalho muito legal. Uma mensagem de ânimo, de alegria, esperança e fé. Os pacientes precisam disso, principalmente as crianças. Isso melhora muito a saúde das pessoas”, completa ela ao lado da filha.
No leito em frente ao de Lorena, Natanael Rosário, de 12 anos, recupera-se de uma cirurgia para retirada do apêndice. Fã de estrogonofe de frango, ele recebeu duas ótimas notícias nesta sexta. A primeira é que sua alta está programada para sábado. A segunda foi seu encantamento com as marmitinhas. “Achei os desenhos bonitinhos. Li as mensagens de melhoras e sempre fico feliz quando as recebo”, conta ele. “Despertou a atenção. É algo diferente, bem legal. Ele está passando por um momento difícil e, receber essa atenção na hora da refeição, com desenhos e mensagens de motivação, desperta a curiosidade e a alegria nas crianças”, diz a mãe de Natanael, Lucimar Teixeira, de 53 anos.
“Essa ação conjunta na pediatria entre a equipe de nutrição e a que fornece a alimentação é incrível. As crianças ficaram extremamente felizes vendo as mensagens que receberam, falando delas com os coleguinhas, mostrando para os pais. É cientificamente comprovado que ações como essas, de humanização, diminuem o tempo médio de permanência e faz muito bem para a saúde de pessoas que enfrentam um momento difícil na internação”, ressalta o diretor médico do HGNI, Lino Sieiro.
A ideia de personalizar as refeições para as crianças internadas na emergência e enfermaria pediátrica é mais uma prática de acolhimento e humanização realizada pela equipe de assistência do HGNI. A iniciativa surgiu graças a uma parceria entre o setor de nutrição com a empresa terceirizada Mendes dos Santos, que fornece alimentação, após conhecerem essa ação em um hospital de São Paulo.
“Nessa brincadeira com desenhos e adesivos, a criança acaba comendo mais. Temos uma aceitação muito boa da dieta, dentro das restrições de alimentação que cada um tem. Fazemos o máximo para agradar o paladar de cada uma das crianças”, destaca a coordenadora de nutrição, Bianca Barros, que vai ampliar a entrega de marmitinhas com mensagens motivacionais a outros setores. “Nosso grande objetivo é levar essas mensagens motivacionais para todos os setores, como as enfermarias adultas. Isso é levar o bem estar”, completa ela.