Municípios afastados da capital do Rio de Janeiro já estão no radar da Secretaria estadual de Saúde para receberem o serviço móvel de exames de mamografia e tomografia. O órgão respondeu formalmente aos ofícios do deputado estadual Anderson Alexandre (SDD), em benefício dos moradores de Silva Jardim, Araruama, Casimiro de Abreu, Tanguá e Itaboraí.
O parlamentar requisitou a disponibilização de tomógrafos e mamógrafos, após receber em seu gabinete apelos de moradores e lideranças dos municípios.
A Subsecretaria de Gestão da Atenção Integral à Saúde respondeu ao deputado não haver impedimentos, mas que aguarda processo licitatório para operacionalizar o serviço móvel. Ainda de acordo com o órgão, os municípios também deverão atender às condições mínimas para recebimento, entre elas demanda por tomografia computadorizada; condições de trafegabilidade da carreta onde ficam acondicionados os equipamentos do serviço móvel e local de fácil acesso para a população.
“O deslocamento até a cidade do Rio para a realização de exames é cansativo, principalmente para quem enfrenta problemas de saúde, além de pesar no bolso das pessoas. Por isso, reiteramos nosso apelo para, com a urgência possível, a Secretaria de Saúde disponibilizar para Silva Jardim, Araruama, Casimiro de Abreu, Tanguá e Itaboraí o serviço móvel de tomografia e mamografia, em compromisso com a saúde e bem-estar das pessoas”, afirma o deputado Anderson Alexandre.