O motorista falou, sem se identificar, como foi a ação dos criminosos. "Os dois "pagou" passagem, normal, normal. Aí, quando eu arranquei com o ônibus, sai da baía daquele ponto, ele mandou reduzir o carro: "reduz o carro, reduz o carro". E falou comigo, ó motorista, não quero nada com você só quero os passageiros."
A polícia civil, que investiga o caso, diz que, na maioria das vezes, eles mandam os passageiros fecharem as cortinas pra que ninguém do lado de fora veja o que tá acontecendo aqui dentro. Como geralmente esses ônibus não ficam cheios, não é comum ter passageiros em pé, e o corredor fica livre pra que os bandidos fujam com mais facilidade. Segundo o motorista, os criminosos atuam na região porque sabem que não há policiamento.
"Tinha três viaturas, só que do outro lado da brasil. Só, ali que as três viaturas, do lado de cá não fica viatura nenhuma", conta ele.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que de janeiro a julho deste ano, o número de roubos a ônibus cresceu mais de cinquenta e cinco por cento, 57,2%, em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparar com os números do ano passado, o aumento nos casos de roubos a coletivos no mês de julho chega a 90%.
A maioria dos casos foi na região de Duque de Caxias: 677 casos. Em Bonsucesso, na Zona Norte, onde ocorreram os crimes mostrados na reportagem, foram 498 casos. São João de Meriti vem em seguida com 310 casos.
Crédito: G1.com
31/08/2016