Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Centro de Nova Iguaçu irá ganhar base com 120 policiais militares

terça-feira, agosto 23, 2016

/ by Jornal Destaque Baixada

NOVA IGUAÇU
- Os moradores do Centro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, vão ganhar em 40 dias a primeira companhia destacada do 20º BPM (Mesquita) na região. O terreno para uso dos policiais militares foi cedido pela prefeitura do município à corporação e funcionará em um prédio ao lado da antiga sede da 52ª DP (Nova Iguaçu), na Rua Tabelião Murilo Costa. Na área de 1,4 mil metros quadrados ficarão baseados 120 homens e 12 viaturas.

O comandante do batalhão, tenente-coronel Christiano Dantas, estima que a medida vá beneficiar diretamente cerca de 100 mil moradores do centro comercial de Nova Iguaçu. Dantas já esteve no local junto com o prefeito Nelson Bornier para apontar as reformas necessárias no espaço, como a necessidade de cozinha, refeitório e alojamento. As intervenções no galpão, que são custeadas co ajuda do setor privado, começaram nesta segunda-feira.

- Esta companhia destacada vai ser fundamental para reduzirmos os níveis de criminalidade nesta região - destacou o comandante, que conta atualmente com 984 policiais para cobrir Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu, cuja população soma mais de um milhão de habitantes.

O comerciante David de Oliveira, de 54 anos, acompanhou de perto as primeiras movimentações na nova base da PM e ficou esperançoso de viver dias mais tranquilos. Apesar de nunca ter sido assaltado, ele disse já ter visto muitos por ali, principalmente, nos últimos meses.

- Depois que a delegacia saiu daqui (hoje a 52ª DP funciona perto da rodoviária da cidade, também no Centro), aumentou e muitos os roubos. A presença da PM vai trazer mais segurança para todos os moradores - disse David.

De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), em junho deste ano, foram registrados 227 roubos a pedestres na região do Centro de Nova Iguaçu, contra 82 no mesmo período do ano passado.

A prefeitura de Nova Iguaçu também irá ceder um outro terreno à Polícia Militar no bairro da Cacuia, que é cercado por favelas, além de ser muito utilizado por bandidos que atuam na região de Austin como rota de fuga para acessar a Rodovia Presidente Dutra. Nesta área, nas proximidades da Faetec, será instalada uma cabine fixa da PM.

Antiga delegacia pode virar hospital
O prédio onde por mais de 20 anos funcionou a 52ª DP (Nova Iguaçu) ainda está de pé, servindo de sede para trabalhos de perícia e da coordenadoria de acervo cartorário, mas basta passar por ele para ter a certeza de seu abandono. Do lado de fora, além da fachada completamente desgastada, é possível ver fiações expostas e buracos. O prefeito de Nova Iguaçu, porém, quer dar um novo destino ao terreno.

— Estamos estudando a possibilidade de transformar esse espaço em um anexo do Hospital Iguassú. O que já vamos fazer é dar um pouco de dignidade e melhorar essa fachada da delegacia junto com a inauguração da companhia destacada — prometeu Bornier.

No mês que vem, o 20º BPM (Mesquita) ganha uma companhia destacada no bairro de Marapicu. Esta irá atender aos bairros do corredor da Estrada de Madureira, rodeado por favelas com tráfico e regiões com milícia. Em agosto do ano passado, a prefeitura entregou ao batalhão a companhia destacada da Cerâmica.

— Essa base que vamos ganhar no Centro é diferente porque faremos nossa rendição lá. Ou seja, só vamos precisar ir ao batalhão agora para colocar gasolina nas viaturas — explicou o major Diogo Lima, coordenador operacional do 20º BPM
Por: Igor Ricardo
Foto: Kleber júnior
Crédito jornal extra
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar