Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Distrito Industrial de Queimados sofre com aumento da violência e infraestrutura precária

domingo, agosto 28, 2016

/ by Jornal Destaque Baixada

Polo de grandes empresas nacionais e multinacionais, o Distrito Industrial de Queimados padece. Falta de segurança e problemas estruturais e de manutenção comprometem o desenvolvimento de um dos mais importantes centros econômicos da região.

O “Mais Baixada” percorreu o distrito por dois dias. O clima é de abandono. Na entrada, uma cabine da PM sempre vazia. Nas vias, animais soltos parecem estar num pasto. Crateras também são vistas, além de bueiros sem tampa.

— Meus clientes estão se afastando por falta de estrutura. No balanço (das vias esburacadas), cai vidro, quebra vidro e isso acaba espantando a clientela — lamentou Walter Guarino, sócio da Vitrum, situada numa rua toda esburacada do distrito.

Walter também se queixou da insegurança. Um funcionário dele foi assaltado na saída do bairro:

— Foi perto da Dutra, próximo a um ponto de ônibus. Ele estava saindo do distrito e levaram tudo. Ficou só de cueca e voltou a pé para a fábrica.

A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados (Asdinq) registrou 13 ocorrências desde janeiro, sendo 10 em junho, principalmente roubos a funcionários. Os furtos de cabos de telefonia e de tampões de galerias pluviais são frequentes.


O distrito industrial também sofre com iluminação precária, acessos irregulares por pontes construídas na atual gestão da prefeitura e em anteriores, ligações clandestinas de água sobre o Rio Camboatá, que puxam água da adutora que abastece o polo, falta de coleta de lixo e canteiros ocupados por camelôs, que estão instalando comércio informal e até erguendo casas.

— A infraestrutura não acompanhou o aumento do número de empresas. O distrito tem hoje todas essas companhias graças ao Max (Lemos, prefeito de Queimados), mas também é por causa dele que temos esses problemas. Queremos o poder público junto com a gente para uma parceria — pediu Marcelo Kaiuca, presidente da Asdinq.

Usina de asfalto ficou no papel

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) recebeu um terreno no distrito para implantar uma usina de asfalto. Em troca, faria a manutenção das vias. A usina não entrou em funcionamento, apesar de já ter máquinas. O DER disse que aguarda dotação orçamentária para iniciar a operação da usina e recuperar as rodovias.

A Cedae vai mandar equipes para verificar a denúncia sobre ligações clandestinas.

O comando do 24º BPM (Queimados) informou que uma viatura patrulha a área perto da cabine e que PMs do Regime Adicional de Serviço (RAS) integram o policiamento, que será reforçado.

Sobre os animais, a prefeitura disse que vai intensificar a fiscalização a partir desta semana. O prefeito Max Lemos frisou que está recuperando a iluminação antiga e implantando nova onde foram erguidos galpões recentemente. Sobre a coleta, informou que lixo de indústria é extraordinário, não sendo de sua responsabilidade.

Sobre a ocupação de canteiros por comércio ilegal, informou que está preparando um cadastramento. Em relação às pontes construídas em gestões anteriores, explicou que não tem como obstruir a passagem enquanto não for feita uma via de acesso da comunidade do entorno à Via Dutra.


Recessão na década de 90

Criado em 1976, o distrito de Queimados tem 2.326.675m2. Nos anos 90, passou a ter menos de dez indústrias. Voltou a crescer e hoje tem 36 empresas, com quase três mil colaboradores, representando 60% do PIB da cidade


Leia as respostas na íntegras:

Cedae

Equipe da Cedae irá ao local verificar a procedência da denúncia. Caso identificada irregularidade, a companhia irá tomar as medidas necessárias para coibir as ligações clandestinas. Vale destacar que responsáveis por ligações clandestinas são encaminhados à Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) para registro da ocorrência e autuação por crime de furto.

Polícia Militar

De acordo com o comando do 24º BPM (Queimados), uma viatura realiza policiamento nas redondezas próximo à cabine. Além disso, policiais do RAS (Regime Adicional de Serviço) reforçam o patrulhamento. O comandante informa que irá reforçar o policiamento na localidade.

DER-RJ

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) aguarda dotação orçamentária para iniciar a operação da usina, bem como, para dar início ao cronograma de recuperação das referidas rodovias.
Por: Cíntia Cruz
via Jornal Extra
Fotos: Kleber Júnior
28/08/2016
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar