O projeto PAIS que já atende pequenos produtores rurais no Estado foi criado pelo SEBRAE e conta com parceria das prefeituras. Sua meta é atender produtores rurais que moram em suas propriedades, assentados e produtores em áreas de quilombos. Além disso, a proximidade entre os agricultores facilita a atuação da assistência técnica, a troca de sementes e mudas, além da comercialização dos produtos. Depois de 30 meses os produtores que cumprirem as metas estabelecidas pelo SEBRAE receberão certificados de seus produtos como orgânicos e poderão vender o que produzirem para a prefeitura, feirantes e supermercados.
Os kits foram entregues com os seguintes materiais: caixa d´água, bomba solar, placa solar, mourão, tela, sombrite, insumos, sementes, bandejas para produção de mudas, mangueiras e conexões para sistema de irrigação por gotejamento, mudas de árvores frutíferas, entre outros itens, que compõem a implantação do projeto. Inicialmente o projeto tinha sido implantado de forma piloto em um sítio no Assentamento Terra Prometida, em Piranema, Xerém.
“O trabalho é realizado através de visitas à casa dos agricultores. Com esta nova metodologia nossos profissionais estão preparados para levar informações sobre as conquistas da agricultura familiar, assistência técnica, melhoria na garantia de renda e nas formas de acessá-las. Também farão um diagnóstico dos problemas, dificuldades e expectativas da agricultura familiar. Identificamos inicialmente através de um relatório de inspeção na propriedade para em seguida juntos, com o resultado, trazermos as soluções para deixar as propriedades cada vez mais funcionais”, destacou o subsecretário municipal de Agricultura, Oswaldo Nem.
Projeto PAIS
É uma tecnologia social que trata de uma nova alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar. Pode ser usado por todos os produtores rurais que queiram melhorar a qualidade de produção, visando possibilitar o cultivo de diversas hortaliças, frutas, cereais e plantas medicinais e fitoterápicas mais saudáveis para o consumo das famílias e para comercialização.
Os resultados do projeto dependem dos esforços e do empenho do produtor em participar das ações em conjunto com outros produtores. Assim, a estratégia de aproximar propriedades que sejam atendidas pelo PAIS, estimula a formação de núcleos produtivos para promover interações e troca de experiências. Além disso, a proximidade facilita à atuação da assistência técnica, a troca de sementes e mudas, a comercialização conjunta, a certificação dos produtos como orgânicos, entre outros. Tem como públicos-alvo: produtores rurais que moram nas suas propriedades; assentados; produtores de áreas remanescentes de quilombos; entre outros.