Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Projeto incentiva agricultura em Duque de Caxias

quarta-feira, agosto 31, 2016

/ by Jornal Destaque Baixada

DUQUE DE CAXIAS- A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias está implementando na zona rural do município, no quarto distrito, o Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). A iniciativa do SEBRAE, em parceria com a subsecretaria municipal de Agricultura e Abastecimento, visa estimular a formação de núcleos produtivos para promover interações e troca de experiência entre os produtos rurais. As entregas dos kits estão sendo feitas durante este mês de agosto, em sítios na área rural em regime de mutirão. Nesta primeira fase foram contempladas unidades rurais das localidades de Capivari e Terra Prometida, em Xerém.

O projeto PAIS que já atende pequenos produtores rurais no Estado foi criado pelo SEBRAE e conta com parceria das prefeituras. Sua meta é atender produtores rurais que moram em suas propriedades, assentados e produtores em áreas de quilombos. Além disso, a proximidade entre os agricultores facilita a atuação da assistência técnica, a troca de sementes e mudas, além da comercialização dos produtos. Depois de 30 meses os produtores que cumprirem as metas estabelecidas pelo SEBRAE receberão certificados de seus produtos como orgânicos e poderão vender o que produzirem para a prefeitura, feirantes e supermercados.
Os kits foram entregues com os seguintes materiais: caixa d´água, bomba solar, placa solar, mourão, tela, sombrite, insumos, sementes, bandejas para produção de mudas, mangueiras e conexões para sistema de irrigação por gotejamento, mudas de árvores frutíferas, entre outros itens, que compõem a implantação do projeto. Inicialmente o projeto tinha sido implantado de forma piloto em um sítio no Assentamento Terra Prometida, em Piranema, Xerém.
“O trabalho é realizado através de visitas à casa dos agricultores. Com esta nova metodologia nossos profissionais estão preparados para levar informações sobre as conquistas da agricultura familiar, assistência técnica, melhoria na garantia de renda e nas formas de acessá-las. Também farão um diagnóstico dos problemas, dificuldades e expectativas da agricultura familiar. Identificamos inicialmente através de um relatório de inspeção na propriedade para em seguida juntos, com o resultado, trazermos as soluções para deixar as propriedades cada vez mais funcionais”, destacou o subsecretário municipal de Agricultura, Oswaldo Nem.

Projeto PAIS

É uma tecnologia social que trata de uma nova alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar. Pode ser usado por todos os produtores rurais que queiram melhorar a qualidade de produção, visando possibilitar o cultivo de diversas hortaliças, frutas, cereais e plantas medicinais e fitoterápicas mais saudáveis para o consumo das famílias e para comercialização.
Os resultados do projeto dependem dos esforços e do empenho do produtor em participar das ações em conjunto com outros produtores. Assim, a estratégia de aproximar propriedades que sejam atendidas pelo PAIS, estimula a formação de núcleos produtivos para promover interações e troca de experiências. Além disso, a proximidade facilita à atuação da assistência técnica, a troca de sementes e mudas, a comercialização conjunta, a certificação dos produtos como orgânicos, entre outros. Tem como públicos-alvo: produtores rurais que moram nas suas propriedades; assentados; produtores de áreas remanescentes de quilombos; entre outros.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar