Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Centro de Operações de Nova Iguaçu ajuda no combate ao crime

segunda-feira, setembro 26, 2016

/ by Jornal Destaque Baixada

Inaugurado em março com o objetivo de contribuir para a fluidez do trânsito e a mobilidade urbana em Nova Iguaçu, o Centro de Operações da cidade (CONIG) tem colaborado também no combate ao crime. Em seis meses de funcionamento o CONIG registrou 16 ocorrências policiais. Além disso, contribuiu com a Polícia Militar na prisão de 10 pessoas.

Neste período, as 76 câmeras espalhadas pela cidade foram fundamentais na recuperação de cinco veículos roubados – sendo um deles envolvido em um caso de sequestro -, no encaminhamento à delegacia de quatro pessoas flagradas portando drogas, na apreensão de seis armas de fogo, uma réplica e uma mochila com entorpecentes, além de quatro celulares roubados.
O saldo positivo é fruto da parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e as secretarias de Saúde, de Trânsito e de Obras. Estes são os órgãos que atuam em situações de emergência, como no resgate de vítimas de atropelamentos, socorro após colisões, interdições de vias para a realização de obras e, inclusive, nas ações policiais que terminaram na prisão de bandidos e na apreensão de armas de fogo.
Para o Secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema, o Centro de Operações de Nova Iguaçu transformou a relação entre as instituições. “O CONIG veio pra integrar os órgãos. Todos sempre funcionaram muito bem, cada um dentro das suas responsabilidades, mas o CONIG veio pra preencher o espaço que é a integração entre todos eles. Não dá para resolvermos os problemas da cidade sem que os órgãos se falem. Estabelecemos, por exemplo, uma ligação entre as secretarias de Obras e Trânsito, entre as de Ordem Pública e Obras, entre a de Saúde e as demais secretarias que precisam dela”, diz.
Entre os dias 15 de julho e 20 de setembro, foram registradas 35 colisões e 12 atropelamentos, em que as instituições como Polícia Miltar, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Trânsito foram imediatamente acionadas para o socorro às vítimas. Somente o acionamento ao Corpo de Bombeiros, direto da sala de controle do CONIG, foi feito cerca de 20 vezes. Aos agentes de trânsito, sete vezes, para interdições de urgência.
Segundo Borborema, o centro de monitoramento permite maior agilidade na resolução dos problemas da cidade. “Antes do CONIG, tínhamos essa perda. Além, claro, do apoio à segurança, já que temos as câmeras em pontos estratégicos, elas visualizam o trânsito e buracos nas vias, por exemplo. Os problemas municipais”, ressalta o secretário.

Câmeras irão chegar a mais bairros

O Centro de Operações de Nova Iguaçu monitora, 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, o cotidiano da Cidade. Integrado a 14 órgãos, está pronto para atuar em situações de emergência. No CONIG estão integradas todas as etapas de um gerenciamento de crise, desde a antecipação, redução e preparação, até a resposta imediata às ocorrências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.
Hoje, a Cidade é monitorada por 76 câmeras, que foram instaladas de acordo com a mancha criminal. O próximo passo da Prefeitura de Nova Iguaçu é instalar ainda mais câmeras em 2017. “Vendo as estatísticas que temos, não tenho dúvidas de que o trabalho está fazendo a diferença sim. Ano que vem, pretendemos instalar mais 100 câmeras, que pegarão bairros como Miguel Couto, Austin, Tinguá e Vila de Cava, tão importantes quanto os já assistidos. Com essas instalações, vamos melhorar muito mais no quesito segurança”, completa o Secretário.
Através das câmeras instaladas em pontos estratégicos de Nova Iguaçu, todas as informações, captadas em tempo real, são interconectadas para visualização, monitoramento e análise na Sala de Controle, em um telão composto por 14 telas de Vídeo Wall, de 55 polegadas cada.
Na Sala de Crise, equipada com outro telão composto por quatro telas de Vídeo Wall, de 55 polegadas cada, que tem acesso às imagens do Centro de Operações, são realizadas reuniões em situações de calamidade, permitindo atuar, de forma imediata, na tomada de decisões e soluções dos problemas.
Crédito: Jornal de hoje
26/09/2016
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar