Calor no Rio dura até sexta-feira, e sensação térmica poderá chegar a 47 graus
Nos primeiros de dia de horário de verão, o Rio de Janeiro registrou temperaturas acima dos 38 graus. E, se em plena primavera o clima já é digno da estação mais quente do ano, por trás do número exibido nos termômetros há um elemento oculto que “aterroriza” os cariocas: a sensação térmica, que chegou a atingir 44,5 graus nesta segunda-feira. Segundo especialistas, é apenas o começo.
— Essa elevação já estava prevista, e a temperatura vai subir ainda mais — afirma a meteorologista Joselia Pegorim, do Climatempo.
Até o fim da semana, a previsão é de que os termômetros apontem 40 graus no Rio e na região metropolitana. Com isso, a sensação térmica poderá chegar perto dos 47 graus em alguns pontos. Há chances de, ainda nos próximos dias, a temperatura chegar a 40,6 graus, a mais alta registrada na cidade este ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A subida rápida da temperatura foi causada pela chegada de ventos quentes, que afastaram uma massa de ar polar. Com isso, a nebulosidade diminuiu e a incidência do sol ficou mais forte.
Chuva só no fim de semana
O sistema de alta pressão que se instalou sobre o Rio mantém a temperatura estável e com poucas nuvens até sexta-feira. A patir daí, o calor excessivo, combinado com a alta umidade, poderá resultar em pancadas de chuvas . Mas a temperatura não deve baixar.
— Mesmo chovendo, o calor vai continuar. A previsão é de que se mantenha na casa dos 38° C — afirma Joselia.
Michael Figueredo