Corpo do padre Fracisco Tenório era velado na paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Foto: Reprodução / TV Globo)
Uma mistura de emoção e tristeza tomou conta de cerca de 500 pessoas que participaram da missa de corpo presente do padre Francisco Carlos Barbosa Tenório, 38 anos, morto a facadas em Nova Iguaçu, no domingo (9).
A cerimônia foi realizada às 14h desta segunda-feira (10), na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, local onde o padre Francisco morava e realizada missas aos domingos.
"Era um padre excelente, dinâmico, querido por todos, foi uma tragédia o que aconteceu e não vemos motivação para isso", disse Maurício Batista, ministro do batismo da paróquia.
A Polícia Civil estava na paróquia, logo após a missa, para conversar com padres e frequentadores da igreja.
Parece que acharam um carro que pode ser o que o padre Francisco estava usando naquela noite, o carro é da paróquia, mas a Polícia ainda não identificou. Perguntaram pra gente sobre possíveis inimigos, sobre alguns objetos, mas pela linha de investigação inicial, parece que foi mesmo um assalto, adiantou o padre Marcos Barbosa.
Neide Rodrigues foi a última pessoa a estar com o padre na noite do crime. Ela contou que o religioso tinha ido participar da festa de seu filho, que é afilhado de Francisco. Ela vai prestar depoimento em uma delegacia de Belford Roxo, nesta terça-feira.
"Era por volta de 22h30 quando soubemos da tragédia, ele tinha ido lá em casa, para festa do meu filho. Ele não tinha objetos de valor, apenas um celular e o carro, que era da paróquia", contou Neide.
O corpo do padre Francisco Carlos Barbosa Tenório, 38 anos, morto a facadas, foi velado na manhã desta segunda-feira (10), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Francisco foi encontrado morto na manhã deste domingo (9) na região conhecida como Via Light, localizada no mesmo bairro.
O enterro do padre Francisco Tenório será em Pernambuco, estado onde ele nasceu.Ao G1, o diácono da igreja Gilmar Pereira dos Santos, confirmou que o padre tinha duas marcas de facadas, uma no ombro e outra no peito. O carro que ele dirigia, um Gol prata ano 2010, documentos e telefone celular ainDe acordo com o diácono, o padre morava na igreja e saiu sozinho por volta das 19h deste sábado (8) para participar da festa de aniversário de um afilhado, no bairro Lote XV, em Belford Roxo. Ele teria saída da festa por volta das 22h40 dizendo que precisava chegar cedo porque tinha uma missa para rezar na manhã deste domingo. Segundo testemunhas, ele vestia roupas comuns.
" Ele sempre me avisava quando não podia rezar a missa porque eu o substituía. Ele não chegou e eu não vi o carro parado. Fiz a missa das 7h30, mas estava preocupado. Depois, começamos a procurar até que uma amiga o reconheceu no Hospital da Posse", disse Gilmar.
Segundo a paróquia, o corpo do padre foi reconhecido por representantes da igreja. Eles também fizeram registro da ocorrência na delegacia. A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense está investigando o caso.
O padre Francisco era pernambucano e estava no Rio de Janeiro há cerca de dez anos. Segundo o diácono, ele estava à frente da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro São Benedito, há pouco mais de um ano e era uma pessoa muito tranquila.
O padre Omar Raposo, Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado, divulgou nota sobre a morte do padre na Baixada Fluminense. "Hoje nossa Igreja Católica está triste em virtude de um Sacerdote da Diocese de Nova Iguaçu ter sido assaltado e assassinado. Solicito vossas orações".da não foram encontrados.
Crédito: G1
10/10/2016