NOVA IGUAÇU- A 58ª DP (Posse). e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público deflagraram, agora pela manhã, a Operação Boi da Cara Preta. O é objetivo de combater o tráfico de drogas e desmantelar quadrilha vinculada àa uma facção criminosa. A ação tem o apoio da Corregedoria Interna da Polícia Civil (COINPOL), do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB), do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).
A ação, coordenada pelo delegado Paulo Freitas, será realizada no Buraco do Boi e em Aymoré, Nova Iguaçu, e conta com 80 policiais civis para cumprimento de 25 mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão de menores.
As investigações começaram em junho do ano passado. Policiais civis da 58ª DP identificaram e prenderam em flagrante sete pessoas (maiores e menores de idade), integrantes de uma quadrilha vinculada ao tráfico de drogas na região e que teriam sido responsáveis por expulsar uma moradora da comunidade de sua casa.
Com a continuidade das investigações, a Polícia Civil identificou as principais lideranças da facção, outros integrantes da associação criminosa e alguns detalhes de como a atividade ilícita era desenvolvida, inclusive o pagamento dos ‘funcionários’ - policiais militares do batalhão da região, os quais eram pagos pela facção. A 58ª DP também descobriu o envolvimento de um policial civil, motivo pelo qual foi comunicada a Corregedoria Interna da Polícia Civil.
Com base nas provas colhidas, o delegado pediu a prisão de 25 pessoas, das quais quatro são policiais militares e um policial civil, além da expedição de mandados de busca e apreensão de dez menores, também pertencentes à organização criminosa.
Crédito: Extra O Globo
Foto: Ivan Teixeira/ Jornal de hoje
Foto: Ivan Teixeira/ Jornal de hoje
07/10/2016