“Muitos pacientes ficam rodando por vários lugares, passando por diversos médicos, até procurar ajuda no Centro Especializado Odontológico (CEO), no Centro de Saúde Doutor Aníbal Viriato (de Azevedo). O problema é que eles chegam aqui em estágio avançado. E, nesses casos, fica difícil conseguir uma cura. Mas há casos onde conseguimos, com sucesso, a cura”, explicou Vânia do Carmo Rodrigues, coordenadora do projeto em São João de Meriti.
O câncer de boca é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, principalmente entre os fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas. Caso seja diagnosticado precocemente, em média, as chances de cura do câncer bucal são de 60%. No entanto, quando a doença é descoberta em estado adiantado, esse número cai para 30%.
Com dedicação total e demonstrando imenso amor pela profissão, a estomatologista realiza um trabalho solitário. É a própria quem examina os pacientes para rastrear possíveis lesões pré-malignas. Os casos com evidências são conduzidos para biópsia, que é feita no próprio município. O paciente com diagnóstico positivo é encaminhado para o Instituto Nacional do Câncer (INCA). E, apesar de já ter feito todo o trabalho que estava ao seu alcance, a doutora Vânia do Carmo continua acompanhando seus pacientes durante o tratamento.
“Temos um laboratório para isso e também todos os exames e aparelhos para conseguirmos alcançar um diagnóstico precoce. Fazemos a biópsia aqui em São João de Meriti com todos os procedimentos necessários. Os munícipes precisam saber que têm, gratuitamente, todo atendimento para esse caso”, disse Vânia do Carmo Rodrigues, que também é professora de estomatologia na Universidade Unigranrio.
Para ter acesso ao Programa de Estomatologia da Secretaria de Saúde de São João de Meriti, o paciente deve agendar uma consulta no PAM Meriti e pedir, na coordenação, um encaminhamento, por escrito, para o Centro Especializado Odontológico. No CEO, que fica no Centro de Saúde Doutor Aníbal Viriato de Azevedo, em Vilar dos Teles, os atendimentos são realizados às quintas (na parte da tarde) e sextas-feiras (pela manhã).
25/10/2016