De acordo com os manifestantes o salário não é depositado há três meses e não há previsão de pagamento. Eles prometem ir ao Ministério Público pedir a reprovação das contas de Dauttmam.
De acordo com presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belford Roxo (SSPMBR), Edilson Gonçalves de Aguiar, somente os funcionários das secretarias de Educação e Serviços Públicos estão com os salários em dia. “Todas as outras estão em atraso, mas os mais prejudicados são os profissionais da saúde, que estão indo para o quarto mês sem salário”, revela.
Durante o ato de ontem, funcionários relataram que os postos de saúde do município foram fechados e que o Hospital Municipal Jorge Julio Costa dos Santos (Hospital do Joca) funciona de forma precária. Muitos deles iniciaram greve no dia 24 de outubro e prometem retornar ao trabalho somente após a regularização das pendências.
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos o caos financeiro pelo qual atravessa a cidade é resultado de uma gestão equivocada do prefeito Dennis Dauttmam. “O quadro de servidores contam com seis mil funcionários contratados ou comissionados e 5.580 concursados. Até pouco tempo atrás a Prefeitura tinha 35 secretarias, mas recentemente reduziu para 28, o que ainda é um número alto. A folha mensal de pagamento era de R$ 35 milhões, mas conseguimos fazer com que diminuísse para R$ 17 milhões. Há mais de um ano o prefeito inflige a Lei de Responsabilidade Fiscal, gastando 80% do orçamento com folha de pagamento”, conta Edilson Gonçalves de Aguiar.
Paralisação pode ser geral
Na sexta-feira (11) o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belford Roxo irá promover uma assembleia, que irá reunir funcionários de todas as secretarias. Na ocasião, serão debatidos temas como o calendário de pagamento dos últimos meses e a data do depósito do 13º salário, que ainda não foi divulgada pela prefeitura.
Além disso, os servidores presentes irão votar uma possível paralisação geral. “Caso as pendências não sejam resolvidas, poderemos aprovar greve em todos os setores a partir do dia 16 e por tempo indeterminado”, alerta o presidente da SSPMBR.
A assembleia será realizada na sede do sindicato, na Avenida Campinas 579, Vilar Novo, em Belford Roxo.
Por: Raphael Bittencourt
Crédito: jornal de hoje
foto: Ivan Teixeira
07/11/2016