Ambulâncias estão paradas, sem uso, num quartel em Nova Iguaçu.
Cento e quarenta e quatro ambulâncias estão paradas no quartel do Corpo de Bombeiros em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os veículos foram enviados pelo Ministério da Saúde para serem usados durante os Jogos Olímpicos e as Paralimpíadas. Logo em seguida, seriam doados para o Rio de Janeiro e outras cidades do Estado, como mostrou o RJTV 1ª edição nesta quarta (30).
No entanto, os jogos terminaram há mais de dois meses e, até o momento, isso não aconteceu. No pátio do quartel, os carros ficam expostos ao sol, à chuva e ao sereno. O Ministério da Saúde informou que o processo de distribuição das ambulâncias está em andamento. Socorristas afirmam que várias cidades da Baixada Fluminense contam com apenas uma ambulância para fazer o atendimento ao público.
"Muitas pessoas nos ligam pedindo atendimento, reclamam que os parentes estão com problemas de saúde. O problema é que não temos ambulâncias para podemos trabalhar. Não temos como atender. É revoltante ver mais de 130 ambulâncias equipadas, cada uma custando mais de R$ 135 mil, paradas", disse um bombeiro, que, por medo de sofrer alguma punição, pediu para não ser identificado.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde, 10 ambulâncias utilizadas durante as competições estão em funcionamento no Rio de Janeiro. O órgão, agora, espera a liberação de mais 27 veículos. A secretaria pediu, ainda, a liberação de mais 54 carros para todo o estado - para essa requisição, no entanto, ainda não há uma resposta do Ministério da Saúde.
via: G1
foto reprodução Tv globo
30/11/2016