Nova Iguaçu
O novo prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, já foi deputado federal e se elegeu com 63,91% dos votos válidos. O prefeito disse que sua prioridade é investir na educação e saúde . Segundo ele, a cidade está o caos com problemas financeiros e salários atrasados.
"Minha prioridade é botar pra funcionar o que não funciona. Postos de saúde parados, escola sem aula regular e vamos encontrar a cidade no caos. Caos total, financeiro. salário atrasado de professor, salário atrasado do funcionário público inclusive aposentados", disse.
Na saúde, ele citou problemas no Hospital da Posse. "Precisa que os postos de saúde funcionem de verdade, próximo das pessoas. 70% das pessoas que vão ao Hospital da Posse é em complicação de uma doença crônica que podia ser tratada no postinho de saúde, e temos que botar o postinho de saúde para funcionar".
Ele também falou sobre a área da segurança. " Primeiro é fazer concurso para Guarda Municipal ampliar iluminação nos bairros, e exigir do governo do estado maior policiamento aqui porque nao dá mais para a gente continuar com um policial pra cada 1700 habitantes em Nova Iguaçu e na Zona Sul para cada 400 habitantes. Precisamos exigir que seja mais equilibrado".
Belford Roxo
Em Belford Roxo, o prefeito eleito foi Waguinho, do PMDB. Ele teve 56,99%. Waguinho já foi vereador aqui em Belford Roxo e deputado estadual em dois mandatos.
Ele disse que vai na duas primeiras semanas de governo vai despachar de unidades de saúde. "Temos dois prontos socorros aqui em Belford Roxo fechados, que é a unidade mista do Lote 15 e a UPA do Bom Pastor. Nas primeiras semanas vamos despachar dessas duas unidades e vamos botar essas unidades para funcionar e poder restabelecer a questão da saúde prós Belfordroxenses", disse.
Na área da educação ele falou sobre salários e reformas nas escolas.
"A educação aqui tá em último lugar no Ideb. Precisa corrigir isso, como? Reformar as escolas que já existem, e as creches. Botar salários dos profissionais da educação em dia, já tão há 4 meses sem receber"
Segundo ele, uma das marcas do seu governo será o pagamento dos salários e a saúde. O prefeito também disse que vai reduzir a quantidade de secretarias que hoje são 37.
Duque de Caxias
Em Duque de Caxias, maior município da Baixada Fluminense, Washington Reisvolta ao comando da cidade onde já foi prefeito até 2008. O deputado federal do PMDB, 49 anos, teve 54,16% dos votos. Ele falou de suas prioridades na administração do município a partir do ano que vem.
O prefeito disse que vai romper com a Cedae e tomar as chaves do cemitérios.
"Tenho grandes desafios aqui. Vou romper com a Cedae. Vou tomar as chaves dos cemitérios para acabar com a máfia de cemitérios e funerárias que existe nessa cidade que hoje exploram muito a população, fazer enfrentamento no primeiro dia em coisas estruturantes".
Ele disse que pretende investir na Educação. " Investir na creche, pré-escola, recuperar nossas escolas que estão abandonadas, continuar o treinamento com os professores, zerar o déficit de vaga, boa alimentação, estruturar as famílias no social", relacionou
Reis também prometeu recuperar o Hospital Moacir do Carmo. "Eu construí o Hospital Moacir do Carmo. Vamos recuperar o funcionamento do hopsital, vamos abrir Hospital do Olho, que nós temos demanda de mais de 5 mil cirurgias de catarata nessa cidade e reabrir a emergência do Hospital Duque", explicou.
O prefeito também explicou o que vai fazer na área da segurança. "Vou fazer como modelo a nível nacional. Vou fazer aqui um Big Brother, colocar câmeras de monitoramento nos 4 distritos com tecnologia de ponta, Nós buscamos o que há de mais moderno no mundo onde identifica veículos e a face do cidadão", disse.
Crédito: G1/ TV Globo, RJ TV
01/11/2016