Vanderley de Souza, servidor municipal há 25 anos, conta que nunca enfrentou uma situação tão grave.
“Minhas contas estão atrasadas e estou devendo R$ 15 mil só de juros. É uma vergonha para o funcionário público passar por isso aí”, explicou Vanderley.
O último pagamento integral foi no mês de julho. A Prefeitura de São João de Meriti afirmou que depositou o salário de agosto para 70% dos servidores da ativa. E o de setembro para metade dos trabalhadores. Apenas os servidores da educação estão com o pagamento em dia.
“Eu estou devendo, estou inadimplente. O meu empréstimo da Caixa Econômica, que foi consignado, a Caixa está me ligando constantemente porque eles não nos repõem. Eu vou ver se entro na justiça para limpar o meu nome. Nem nome eu tenho,” destacou Lindalva Januário, que também é servidora municipal.
Já os aposentados e pensionistas receberam no fim de setembro os pagamentos de abril, maio e junho. Os servidores inativos estão com dois meses de salários atrasados.
Em nota, a Prefeitura de São João de Meriti informou que os salários estão atrasados por causa da queda de arrecadação municipal e redução dos repasses estaduais e federais. Sem previsão para regularizar a situação, a prefeitura afirma que os pagamentos estão sendo liberados com a entrada de recursos.