Todo verão é a mesma coisa. A temperatura sobe e os telejornais já falam da influência dos fenômenos El Niño, La Niña e toda essa "conversa mole". Mas em tempos de gasolina caríssima, as roupas suadas vêm acompanhadas de uma das maiores dúvidas do verão para quem está ao volante: afinal, ligar o ar condicionado do carro consome mais combustível?
É necessário avaliar dois aspectos antes de responder. O primeiro se refere à forma de funcionamento do compressor de ar, e a quantidade de combustível extra necessária para que ele opere. Também é importante atentar à resistência do ar contra o veículo. É aí que você pensa que poderia ter considerado a aerodinâmica do seu carro no momento da compra.
Fato é que abaixar as janelas para não ligar o refrigerador permite que entre mais ar no veículo. Isso gera uma resistência que não existiria se os vidros estivessem fechados. Então é como se o carro estivesse de para-quedas, e a força exercida pelo ar é capaz de reduzir a velocidade. Logo, o motor precisa trabalhar mais para manter o ritmo.
Janelas abertas
Se aguentar o calor e estiver em baixa velocidade, pode desligar o ar e abrir as janelas. Quanto menor a velocidade, menor a influência da resistência do ar. Trafegando a uma velocidade de 112 km/h, há quatro vezes mais força do ar contra o carro do que a 56 km/h. Em outras palavras, cada vez que dobramos a velocidade, temos quatro vezes mais resistência do ar. E o carro trabalha mais por isso.
Ar ligado
Não é de hoje que a Sociedade de Engenharia Automotiva, ou Society of Automotive Engineers (SAE) dos Estados Unidos bate o martelo e diz que fechar as janelas e ligar o ar é a melhor maneira para gastar menos combustível. A conclusão foi alcançada em 2012, após um estudo realizado no túnel de vento da General Motors, e vem sendo ratificada todos os anos desde então. Foram usados ventos frontais e laterais para simular um deslocamento de ar cruzado. O teste mostrou que as janelas abertas provocam um aumento em torno de 14%, em média, no consumo de combustível.
Quando ligar?
Ainda não há uma "cartilha" que aponte a hora certa para ligar o ar condicionado ou abrir as janelas. Mas alguns especialistas da SAE estimam que os 65km/h sejam o limite. Abaixo disso, o motor produz menos energia e precisaria trabalhar mais para gerar eletricidade para o ar condicionado. Já acima disso, há força suficiente para mover o carro e abastecer o compressor de ar e os outros componentes.
Por: Michael Figueredo
via: Jornal Extra
24/12/2016