Em inspeção de rotina, técnicos da Light chamaram a polícia ao visualizarem uma fiação clandestina que ligava diretamente a rede da empresa à lanchonete, sem passar pelo medidor de energia, não registrando o consumo real.
O furto de energia é crime, amplia a probabilidade de interrupções no fornecimento, pois causa sobrecarga no sistema elétrico, e pode ocasionar acidentes fatais, além de incêndios e danos à rede da Light. Se não houvesse furto de energia as contas seriam 17% mais baratas.
Ação de combate aos “gatos” de energia
A Light realiza hoje (27/12) uma grande operação de combate ao furto de energia em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cerca de 800 profissionais da empresa participam da ação, que irá inspecionar, durante toda esta terça-feira, estabelecimentos comerciais e residenciais na região. Até o momento, a Light já encontrou 176 irregularidades no consumo de energia na localidade. Foram 239 inspeções, com 74% de efetividade.
A companhia também disponibiliza no local atendimento comercial aos clientes, por meio de sua agência móvel, estacionada na Praça Antônio Ibiapina, na Rua Vicente Perrota, altura da Rua da Escola, nº 100. A unidade está à disposição para serviços como atualização de dados cadastrais, mudança de titularidade, 2ª via de conta, entre outros.