Os atrasos salariais começaram a ser frequentes no início do ano, entre março e abril. Além do pagamento do mês de outubro, que não foi depositado, a primeira parcela do 13º (que por Lei deve ser depositada até o dia 30 de novembro) também não foi paga. “Sofrimento maior é ver as contas chegando e não ter como quitar as dívidas. Esse mês eu tive que pegar dinheiro emprestado de novo. Mas eu não paguei luz nem água porque priorizei o aluguel”, disse a enfermeira, que preferiu não se identificar.
Em nota, a prefeitura respondeu à CBN que “os repasses de recursos por parte dos governos Federal e Estadual, além atrasarem, tiveram seus valores reduzidos”. A prefeitura ainda informou que um desconto de 100% no pagamento de impostos foi concedido aos devedores para ampliar a arrecadação municipal, mas disse que a procura tem sido pequena.
No entanto, a imagem que circula na internet, desde a manhã desta quinta-feira (1), mostra o contrário. Segundo a foto, reproduzida do email de um dos repórteres da CBN, mostra que Bornier afirmou que não tinha capital para quitar os salários atrasados nem mesmo para pagar as parcelas do 13º dos servidores.
No email, o peemdebista ainda aponta que “todos os municípios brasileiros estão na mesma situação”.
Procurada pela equipe do Conecta Baixada, a prefeitura de Nova Iguaçu não informou a data prevista para o pagamento dos salários e tampouco informou se a nota enviada à rádio CBN era verdadeira.
via: Conecta Baixada
04/12/2016