Justiça Eleitoral confirma Carlos Moraes como prefeito de Japeri
A Justiça Eleitoral confirmou, na noite de ontem, a diplomação do prefeito eleito de Japeri, Carlos Moraes (PP). Vitorioso no pleito do dia 2 de outubro com 44,17% dos votos válidos, Carlos Moraes corria o risco de não assumir seu terceiro mandato como prefeito daquele município. Isso porque a coligação derrotada ‘É Hora de Mudar, liderada pelo PT e que teve André Ceciliano como candidato entrou com pedido para impedir que o adversário assumisse a prefeitura.
O pedido não foi aceito pelo juiz eleitoral Leopoldo Heitor de Andrade Mendes Junior, que confirmou a diplomação de Moraes. Com isto, ele retorna ao cargo que ocupou pela última vez entre 2001 e 2004. Carlos Moraes também foi prefeito entre 1993 e 1996, quando Japeri se tornou município, em 1990, após se emancipar de Nova Iguaçu, e ele entrou para a história como o primeiro chefe do Poder Executivo.
Para vencer as eleições deste ano, Carlos Moraes obteve 23.863 (44,17%) votos contra 23.252 (43,04%) de André Ceciliano. Ele conquistou a maioria dos eleitores com propostas como a modernização da gestão, a atração de empresas para o município e maior investimento em saúde pública. Carlos Moraes também promete criar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Japeri e abrir na cidade uma rede de Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Para esta última promessa, segundo seu programa de governo, será preciso firmar convênio com os governos estadual e federal.