Desperdício chega a R$ 1 milhão com material destinado a confecção de uniformes escolares
No fim de 2015, a Prefeitura de Itaguaí gastou cerca de R$ 1 milhão na compra de quase 10 toneladas de tecidos para a confecção dos uniformes de 20 mil alunos da rede escolar municipal. Mas o material adquirido não era o mais adequado para a confecção dos uniformes e ficou esquecido durante mais de um ano na sede da oficina de costura no bairro Vila Margarida, em meio à poeira e entulhos de obras. A quantidade chamou atenção da secretária municipal de Educação, Andréia Busatto, que providenciou a transferência do material para um local mais adequado para que possa ser aproveitado.
“Não é o tipo de tecido mais adequado, mas não podemos desperdiçar o que foi comprado com dinheiro público", afirma a secretária, que já solicitou às responsáveis pela oficina uma avaliação para saber em que peças o material pode ser aproveitado após ser higienizado.
Uma funcionária da oficina contou que a compra foi acima da necessidade. Ela lembra que nas gestões anteriores do prefeito Carlo Busatto, Charlinho, eram compradas cinco toneladas de tecido por ano, o suficiente para atender toda a rede municipal com duas entregas semestrais de uniformes.
A oficina de costura foi criada em 2006, durante gestão anterior do prefeito Charlinho. Os uniformes escolares eram produzidos durante todo o ano por costureiras contratadas e capacitadas pela prefeitura. A compra do tecido era feita por meio de licitação pública e os uniformes eram fornecidos gratuitamente aos alunos. A prefeitura montou um galpão, em Vila Margarida, e comprou todo o equipamento de corte e costura e silkscreen.
13/01/2017