Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Japeri segue entre piores índices de educação no Estado

terça-feira, janeiro 24, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

Depois de uma discussão dentro de uma escola de ensino fundamental de Japeri, um aluno de 17 anos decidiu chamar o irmão, chefe de uma boca de fumo próxima ao colégio, para tirar satisfação. Armado, o rapaz chutou o rosto do outro estudante, que caiu desmaiado, e ameaçou professores. Só saiu quando se deu por satisfeito — e o socorro pôde ser chamado. O episódio é emblemático na rede marcada pela violência e o medo que fez o pior trabalho entre as redes municipais, segundo dados da Prova Brasil de 2015.

Japeri teve o menor número de estudantes aprendendo o que deviam na idade correta do estado nos quatro rankings — Português e Matemática ao fim do 5º e do 9º ano.

— A molecada fica fumando dentro da escola. Já vi até aluno pulando a janela no segundo andar, passando por cima dos telhados para fugir — contou um ex-estudante.


Aliciamento e venda de drogas também são comuns nos arredores das unidades. Além disso, é comum que famílias se mudem de bairros que aumentam os índices de criminalidade, mudando as crianças de escola o que prejudica o aprendizado dos alunos.


Roberta Bailune, secretária municipal de Educação que assumiu a pasta no começo do ano com a nova prefeitura, admite que esse é um dos principais problemas a vencer.

— Vamos apostar no Governo do Estado que leva policiais militares para dentro da escola. Além de proteger as unidades, eles também dão palestra sobre drogas e violência. Também vamos pedir ajuda para a Defesa Civil com rondas escolares — afirma a secretária.

Rede sofre com superlotação em salas de aula

Outro problema a ser enfrentado é a superlotação em salas de aula devido à falta de escolas. Hoje, a rede conta com 29 colégios de ensino fundamental e quatro creches. Esse número, segundo diagnóstico da atual secretária de Educação, precisa crescer.

— A gente tem que construir duas ou três creches por ano. Essa é a prioridade e acho que podemos conseguir. Também precisamos de mais 10 escolas. Seria o ideal, mas não sei chegarem com esse número ao fim do mandato — analisa Roberta.

O problema é o baixo orçamento para investimento. Sem dinheiro, a Prefeitura de Japeri tem usado 90% da verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para o pagamento dos salários. Isso significa que o montante que sobra para investimentos é baixo.

Mesmo assim, os educadores não desanimam. Adriana Silva e Roberta Elen acabaram de assumir a Escola Municipal Ary Schiavo, no Centro de Japeri. Elas contam que sabem o tamanho do desafio, mas que sabem que a educação pode virar o jogo.

— Estamos reformando o colégio para receber todo mundo bem. Queremos a comunidade aqui dentro. E vamos melhorar — diz Adriana.
Por: Bruno Alfano
Foto: Roberto Moreyra
Via: Jornal Extra
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar