O prefeito de São João de Meriti, João Ferreira (PR), criou duas categorias de servidores: os que recebem e os que não recebem.
Como havia ameaçado, antes mesmo de tomar posse, o alcaide pagou os atrasados e os salários de dezembro — mas apenas aos servidores efetivos. Já os comissionados ficaram a ver navios.
Em novembro, a Prefeitura de São João de Meriti contava com 2.393 comissionados — todos exonerados no dia 1º de janeiro.
Eles não receberam os vencimentos de novembro e dezembro, nem o 13º salário.
Denúncia
Os comissionados são também conhecidos como servidores extraquadros e têm amparo na lei trabalhista.
Quando decidiu não pagar os salários da turma, o prefeito não o fez baseado em qualquer denúncia sobre a existência de fantasmas ou coisa que o valha. Até prova em contrário, todos trabalharam tanto quanto os servidores efetivos que já viram o dinheiro em suas contas.
O povo vai denunciar Ferreira ao Ministério Público.
(*) A assessoria de imprensa da Prefeitura de São João de Meriti informou que todos os comissionados das secretarias de Saúde e de Obras que apresentaram a folha de ponto receberam o pagamentos de dezembro, na semana passada. Ainda de acordo com o município, os comissionados das outras pastas que comprovarem ter trabalhado em dezembro serão pagos nesta terça (24) e quarta-feira (25).
Por: Berenice Seara