BAIXADA FLUMINENSE- O Prefeito do Rio, Marcelo Crivella não autorizou o aumento das passagens por conta das empresas ainda não ter colocado ar condicionado em todas as frotas que trafegam pelo rio, mas os prefeitos da Baixada Fluminense, não seguiram o mesmo caminho do Crivella e autorizaram o aumento.
Quem viaja de ônibus pela Baixada já está pagando passagem mais cara desde sexta-feira (13). É que através do Decreto das prefeituras de 2017, os prefeitos autorizaram o aumento através do departamento de Transportes Rodoviários (Detro), o reajuste em todas as linhas que circulam os municípios. A tarifa que antes custava R$ 3,50 passou para R$ 4,00. Um aumento na ordem de 14,29%, acima da inflação dos últimos doze meses.
A insatisfação dos moradores que dependem dos serviços de transporte coletivo nas cidades já começam a aparecer através de mensagens enviadas direto da Pagina do Jornal Destaque Baixada. "Acho o aumento abusivo. Pelo serviço que as empresas oferecem, as passagens já são caras demais. Os ônibus são sujos, desconfortáveis, quentes e sem horário certo de passar. Estou muito revoltada com esse aumento", diz dona Edileuza Moreira, que trabalha em Nova Iguaçu e mora em Cabuçu.
Outra reclamação vem dos moradores de Recantus, em Belford Roxo onde a população sequer tem ônibus direto para o Centro de Belford Roxo, " É um absurdo. São Francisco só tem duas linhas de ônibus para Nova Iguaçu e Mesquita. Para chegar ao centro de Belford Roxo sofremos além do calor, são os buracos que sacode tudo. E o prefeito ainda aumenta a passagem. Isso é uma vergonha, uma sacanagem com a população mais pobre", disse Manoel Braga.
Em 2013, os prefeitos anteriores tiveram que revogar o reajuste devido a grande pressão das ruas.
Por: Redação Jornal Destaque Baixada
Foto Kleber júnior extra
14/01/2017