Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Prefeituras da Baixada Fluminense ainda passam por crise financeira

segunda-feira, janeiro 30, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

BAIXADA FLUMINENSE - Várias prefeituras do Rio de Janeiro continuam enfrentando problemas financeiros, afetando, principalmente, o pagamento de salário dos servidores. Pelo menos oito cidades estão negociando com os funcionários públicos para botar a casa em ordem.

O Bom Dia Rio identificou problemas em pelo menos oito municípios da Região Metropolitana e Baixada Fluminense: Itaguaí, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu e Belford Roxo.

O município em piores condições seria São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Os servidores ainda não receberam setembro, outubro, novembro e o décimo terceiro. No caso dos inativos, então, ainda pode acrescentar também o mês de agosto e até de julho. A prefeitura informou que está negociando para ver como todos esses salários vão ser quitados.

Cinco municípios têm situação parecidas e até os mesmos problemas. Itaguaí, na Região Metropolitana, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu e Belford Roxo, na Baixada. Em todas essas cidades novembro, dezembro e o décimo terceiro estão atrasados.

Em Itaguaí, o salário de novembro vai ser pago no dia 10 de fevereiro. Ainda não há previsão para o pagamento de dezembro e do décimo terceiro. A prefeitura tem mais de R$ 200 milhões em dívidas.

Em Caxias, o início de fevereiro promete. O plano é pagar o décimo terceiro integral dos servidores. Mas nada previsto para o pagamento de novembro e dezembro.

A Prefeitura de Mesquita aguarda autorização da justiça para poder colocar os salários atrasados em dia. O calendário ainda não foi definido. Em Nova Iguaçu, as datas, pelo menos, já foram estabelecidas.

"No dia 3 vai pagar metade do décimo terceiro, a metade do décimo terceiro de 2016. Na verdade, não é ainda o sonho dos servidores porque ninguém trabalhou parcelado, mas a gente entende a situação que vem atravessando o país", disse Tânia Regina, vice-presidente do Sindicato dos Servidores de Nova Iguaçu.

Já a Prefeitura de Belford Roxo está fazendo auditoria na casa para ver qual a melhor forma de colocar os salários atrasados em dia. Em Nilópolis, a situação é melhor: são duas folhas atrasadas, a de dezembro e a do décimo terceiro. Nesta segunda-feira (30) deve terminar de cair o pagamento de dezembro dos servidores ativos. Já os aposentados e pensionistas só vão receber esses dois salários quando a prefeitura terminar de estudar o cronograma para o pagamento. A expectativa dos servidores é que as prefeituras coloquem logo a casa em ordem.

"Três meses para quem precisa todo mês ter seu dinheiro, ficar sem é morrer de fome, não dá para comer, para remédio, aí morre doente. Acredito que nós vamos levar mais um ano para a gente abrir um sorriso nos lábios", disse o aposentado José.
Via G1
Foto arte/ Jornal Destaque Baixada
30/01/2017
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar