Demolida nesta quinta-feira, a Creche municipal Geraldo Dias Fontes, no bairro Heliópolis, em Belford Roxo, Baixada Fluminense, costumava ser invadida por usuários de drogas. Segundo relatos de moradores da região, a Praça de Heliópolis, onde a creche ficava, estava virando um ponto de consumo e oferecia perigo a quem circulasse pelo local.
— Não sou totalmente contra nem a favor da demolição. Fiz o cadastro da minha filha aqui em dezembro de 2015. Consegui só esse ano, mas para uma creche mais distante. Ao mesmo tempo, era um lugar perigoso, sem policiamento. Chegaram a invadir a creche ano passado — lamentou Shaila de Assis Marques, de 27 anos, mãe da pequena Mikaella, de 1 ano e 10 meses.
— Já estava virando uma cracolândia — afirmou outro morador, que preferiu não se identificar.
Segundo a Defesa Civil de Belford Roxo, o prédio apresentava grandes rachaduras, colocando a vida das pessoas em risco.
A prefeitura disse que a Guarda Municipal vigiava a creche, e que havia denúncias de consumo de droga e prostituição infantil no entorno, mas ressaltou que não foi esse o motivo da demolição. Já a PM negou a falta de policiamento e disse que faz operações sistemáticas na região. Sobre o destino da praça, a prefeitura disse que pretende revitalizar. Afirmou ainda que as crianças serão transferidas na próxima segunda-feira para um prédio anexo, da igreja, que oferece mais conforto.
Veja a entrevista!
Por: Cíntia Cruz
via: Jornal Extra/ Jornal Destaque Baixada
12/03/2017