Atenção músicos de plantão, a Casa da Cultura de Belford Roxo ainda está com suas portas abertas para os interessados em se inscrever para a oficina de Cajón oferecido pela secretaria de Cultura. Além de aprender a tocar, os músicos alunos irão aprender a confeccioná-lo. Por ser um instrumento extremamente versátil para praticamente todos os ritmos, ele vem se mostrando bastante popular, ganhando espaço em diversas cidades no Brasil. A oficina é coordenada por Ricardo da Costa, o Pato.
Segundo o Secretário de Cultura, Bruno Nunes, o Cajón tem origem afro-peruana, inseridos pelos escravos africanos. “Os escravos ao serem separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, começaram a utilizar caixas de madeira e gavetas para tocar seus ritmos e hoje é considerado pelo governo peruano como “Patrimônio Cultural da Nação”, disse o Secretário que afirmou ainda que essa é a primeira oficina oferecida na Baixada.
O instrumento atravessou as fronteiras do Peru e se encontrou em diversas culturas musicas do mundo. Uma delas é a música flamenca. Sua presença é bastante comum nas apresentações da dança, que muitos imaginam que sua origem é espanhola. E hoje começa a se popularizar no Brasil sendo visto como instrumento para shows acústicos de diversos grupos e bandas.
Quem quiser se inscrever deve comparecer na Casa da Cultura, Avenida Bob Kennedy s/n, bairro Nova Piam, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A faixa etária é livre. Telefone para contato é 2167-7338.