BELFORD ROXO - Corpo da atriz Neuza Amaral foi enterrado, por volta das 12h desta quinta-feira (20), no Cemitério Israelita, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Amigos e familiares se reuniram para se despedir da atriz durante uma cerimônia judaica.
Durante a cerimônia, o filho da atriz foi convidado a falar algumas palavras para a mãe. Muito emocionado, Pedro Gouveia da Silva disse que estava realizando o desejo de Neuza em ser enterrada nos costumes da religião. "A minha obrigação é honrar o desejo dela", disse o filho aos prantos.
Ela faleceu na quarta-feira (19), após sofrer uma embolia pulmonar. Neuza tinha 86 anos e deixou um filho e dois netos. Familiares e amigos começaram a chegar ao cemitério Israelita por volta das 10h30.
Foi com determinação que a menina pobre do interior de São Paulo, filha de pais analfabetos, se tornou uma das maiores atrizes brasileiras. Em 1970, já na Globo, viveu Branca, em “Irmãos Coragem”.
Em “Fogo sobre terra”, uma das cenas mais marcantes da carreira: a personagem Nara morre durante uma inundação na cidade fictícia de Divineia. Em “Bravo”, escrita por Janete Clair em 1975, a personagem que ela interpretou passava por uma cirurgia plástica. E Neuza Amaral convenceu a autora de que poderia ser submetida a uma cirurgia de verdade, para que realmente tivesse feições diferentes, depois de concluída a operação.
Foram mais de 70 trabalhos no cinema, no teatro e na televisão. Na década de 1990, Neuza Amaral foi vereadora, no Rio. O último papel na Globo foi na novela “Pé na jaca”, em 2007.
via: G1
20/04/2017