A Prefeitura de Belford Roxo está oferecendo uma boa oportunidade para alunos da Rede Municipal que cursam o 9º ano: o pré-técnico. Um curso preparatório, gratuito, para concorrer às vagas oferecidas pelas escolas técnicas estaduais e federais. O estudante interessado tem que assinar um Termo de Responsabilidade e Compromisso e entregar na secretaria da escola onde estuda. A aula inaugural está marcada para o próximo dia 25, às 13h, no Ciep Municipalizado Casemiro Meirelles, na Rua Gonçalves Gatto, centro. Cerca de 150 alunos já estão matriculados no pré-técnico, que funciona há três anos.
O pré-técnico é um projeto municipal, elaborado pela equipe pedagógica do Departamento de Ensino, através da Divisão do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação. As aulas serão ministradas por professores coordenadores das áreas de matemática, lingua portuguesa, geografia, história e ciências e acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, em contraturnos (fora do horário em que estuda), no Ciep Casemiro Meirelles (manhã e tarde) e na Escola Municipal São Bento (noite), localizada na Rua Mara, s/nº, bairro Wona.
Nesta terça-feira (18-04), os professores Rodolfo Gregório (matemática), Denise Lessa (história), Magno dos Santos (matemática) e Fernanda Valim (língua portuguesa) explicaram aos alunos como funciona o curso. O assessor da Secretaria de Educação, Rodrigo Cantalice, a chefe do ensino fundamental, Simone Ramos, e um dos coordenaores do pré-técnico, Ancelmo Vieira, particparam do encontro no Casemiro Meirelles. "O curso ajudou a aumentar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), pois os alunos do nono ano foram muito bem nas provas. O pré-técnico é uma oportunidade de o estudante da rede municipal se preparar bem para os concursos", avaliou Simone, enquanto era exibido um vídeo com depoimentos das ex-alunas Maria da Conceição Aparecida, que foi aprovada para o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e Fernanda Florentino, que recentemente ficou em 2° lugar no IFRJ e em 5º no Pedro II.
Mãe acompanha filho na luta por vaga no IFRJ
Pensativa em um canto da sala no Ciep Casemiro Meirelles, a dona de casa Sonia Maria de Souza Lima, 44, presta atenção nas explicações dos professores sobre o processo seletivo nas escolas técnicas. Ele foi acompanhar o filho Juan Thiago, 14, que pretende se inscrever para diversas instituições. "Acho muito importante essa iniciativa da Prefeitura, pois eu não poderia pagar um curso para o meu filho. Estou dando maior apoio, pois quero que ele consiga a vaga", concluiu.
Sentado em outra fileira com os amigos, Juan, que é aluno da escola municipal Márcia de Brito, revelou que sua meta é ser aprovado para o IFRJ, mas não descarta outas escolas. "Vou me dedicar para passar no IFRJ, mas não descuidarei das outras instituições . tenho certeza que o pré-técnico me ajudará muito nesta batalha", finalizou.
Os olhos do aluno Vinícius Félix, 14 anos, brilham quando o assunto é escola técnica. Disposto a conseguir uma vaga no IFRJ, ele contou que é filho de um gari e de uma dona de casa. Morador de Nova Aurora e aluno da escola municipal Santa Cruz, Vinícius quer superar as dificuldades e seguir os passos de um irmão, que é cabo da Marinha, e de uma irmã que está cursando pedagogia. "A única maneira de vencer na vida é estudar. O pré-técnico será muito importante para me dar uma boa base", disse o menino, que é fã das aulas de inglês e gosta muito de química.