Em mais uma operação de combate ao furto de energia, a Light identificou, quase 1 mil irregularidades no consumo de residências e estabelecimentos comerciais na região de Vila de Cava, em Nova Iguaçu. A empresa inspecionou 1485 locais e verificou que a cada 100 clientes, 66 possuíam algum tipo de irregularidade.
Além de inspeções diárias para regularizar fraudes em toda a sua área de concessão, a Light também organiza mega-operações, como a de ontem, para combater o furto de energia. Em Vila de Cava, a companhia já havia realizado outras ações no ano passado.
O Superintendente de Recuperação de Energia da Light, Rainílton Andrade, afirma que as ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”, sobrecarregam a rede de distribuição da Light e provocam interrupções do fornecimento:
“O maior número de ocorrências de falta de luz é registrado justamente nas regiões onde se furta mais energia, como a Baixada Fluminense e as Zonas Oeste e Norte, no Rio de Janeiro. A Light atua fortemente no combate à esta prática ilegal, mas a população precisa se conscientizar que trata-se de um crime que pode causar acidentes fatais e prejuízos no serviço da empresa”, explica Andrade. O furto de energia em Nova Iguaçu corresponde à 35% do que é consumido na cidade.
Durante a operação, uma Agência Móvel da empresa prestou serviços comerciais aos moradores e realizou solicitações de pedido de ligação nova, segunda via de conta, análise de contas, vistorias técnicas, parcelamento de débitos, transferência de titularidade, encerramento de contrato, entre outros