O placar não importa. O resultado das primeiras partidas dos Jogos da Amizade, realizadas hoje (22) na quadra da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vasco e também na Escola Municipal Tenente Mozart Pereira Santos, no Sargento Roncalli, em Belford Roxo, foi muita diversão. Idealizado pela Divisão de Projetos Especiais (DPE) da Secretaria Municipal de Educação, o campeonato tem como regra principal promover a cultura da paz e a interação da garotada. A disputa envolve cerca de 600 alunos da Educação infantil, Educação Especial e do Primeiro Segmento (4º e 5º ano) na primeira etapa. A segunda fase só começará no dia 17 de outubro, seguindo até 1º de novembro, entre estudantes do segundo segmento (6º ao 9º ano) e do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Nossos professores estão de parabéns pela realização dos Jogos da Amizade. Um evento saudável, divertido e educativo”, afirmou o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho.
“Estou apaixonada por este projeto que estimula a prática do bem entre os alunos. Deveria servir de exemplo”, disse a diretora da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, professora Monica Henrique dos Santos, que dirige 1.260 alunos da Educação Infantil ao EJA, em quarto turnos. Hoje a escola recebeu, pela manhã, alunos das escolas municipais: Padre Ramon, São Francisco de Assis e Ciep Vinícius de Moraes que jogaram queimado, futsal e câmbio, um pré-esportivo do vôlei. “Eles ainda participaram de atividades extras ou seja: brincadeiras comuns nas escolas onde estudam e trocaram experiência com os colegas”, salientou a professora Maria
NADA DE RIVALIDADE
Avesso à tradição das competições escolares, os Jogos da Amizade têm como tática as atividades integradoras. Para que a harmonia prevaleça, os alunos jogam contra e com outras escolas também. Eles iniciam a atividade no time da escola de origem, mas num determinado momento, todos são misturados e passam a ter em um grupo alguém que era da equipe contrária.
Quando se misturam em times adversários os estudantes deixam de lado a rivalidade acirrada. Kayke Mendonça Vieira da Silva, 9, aluno do 4º ano, participou de todas as modalidades. “Isso é muito legal. Nos divertimos, fazemos novas amizades e ainda saímos campeões”, comemorou o menino que torce pelo Flamengo e sonha ser jogador de futebol. Sua mãe, a dona de casa, Ana Paula Lima Mendonça, 25, foi lá conferir, acompanhada da filha menor, Mykaella de 3 anos. “Ótimo projeto. Parabéns aos organizadores. Só assim a garotada deixa os celulares de lado e passa a se comportar como crianças, brincando e interagindo”, salientou.
Professor de Educação Física do município, Yuri Monteiro comandou meninos e meninas na quadra da Escola Nossa Senhora de Fátima. “Os alunos aprendem muito com os Jogos da Amizade. Brincando eles melhoram a convivência, interage com quem não conhece e passa pelo processo de socialização”, destacou o professor.
O atletismo também está entre as modalidades. As competições acontecerão ainda nas escolas municipais: Sebastião Herculano de Matos, Jorge Ayres de Lima, Professor Paris e Ciep Constantino Reis.
22/06/2017