O prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, o Waguinho, encerrou na sexta-feira (09-96), na Câmara Municipal, as comemorações da Semana do Meio Ambiente. Durante a solenidade, os arqueólogos Ondemar Dias e Jandira Neto. Eles contaram a história do Instituto de Arqueologia do Brasil (IAB), que está há 51 anos em Belford Roxo. Outro tema abordado foi a revitalização da Fazenda do Brejo. A Secretaria de Meio Ambiente está fechando parceria com a entidade. Um dos principais eventos da Semana do Meio Ambiente foi o lançamento do Código de Meio Ambiente.
Waguinho parabenizou Ondemar Dias, diretor-presidente do IAB, e a diretora Jandira Neto, pelo trabalho realizado pela entidade realiza em Belford Roxo. “Na abertura da Semana do Meio Ambiente o IAB fez uma exposição e percebi a seriedade do trabalho. O Instituto tem milhões de peças catalogadas. Estamos buscando formalizar uma parceria que será muito importante em áreas como o meio ambiente e educação, por exemplo. Irei solicitar ajuda do governo estadual para estruturarmos as ruas do bairro Santa Tereza, facilitando assim o acesso ao IAB”, acentuou Waguinho, fazendo um rápido balanço dos seus cinco meses de governo.
O secretário de municipal de Meio Ambiente, Flavio Gonçalves, derramou-se em elogios ao trabalho feito pelo IAB, que está situado em uma área de 12 mil metros quadrados, e anunciou que uma parceria com o Instituto será fundamental para a Prefeitura desenvolver diversos projetos, destacando-se entre eles a revitalização da Fazenda do Brejo, que deu origem ao município. “O IAB tem credibilidade e nos ajudará muito a criar uma área de lazer e turismo na Fazenda. Além disso, contamos com o IAB também para desenvolvermos outras atividades. Belford Roxo avançou e lançou um código ambiental moderno e compatível com as leis estaduais e federais”, argumentou o secretário, lembrando que no dia 30 de junho, às 18h, na Casa de Cultura, será realizada uma audiência pública para debater a revitalização da Fazenda do Brejo.
Ondemar Dias salientou que as conversas com a Prefeitura estão avançando. Na avaliação do arqueólogo, uma parceria será bem-vinda. Ele frisou que há anos busca um entendimento com o poder público. “O primeiro passo foi dado e estamos confiantes. Tudo dará certo. O IAB tem mais de quatro milhões de peças arqueológicas e muita história em Belford Roxo”, resumiu, ao lado de Jandira Neto.
Participaram ainda do evento o presidente da Câmara Municipal, Marcinho Bombeiro, vereadores, secretários e público em geral.