As CNHs 'felizes' de Juliano Scopel Bolonha e Tania Marcia Yumi Nacamura Paques (Foto: Juliano Scopel Bolonha e Tania Marcia Yumi Nacamura Paques/VC no G1
Sorria, você está no Detran! O Detran RJ começou uma campanha para lembrar que os interessados podem sorrir nas fotos dos documentos, para a felicidade de quem se sentia desconfortável em ficar sério ao posar para a fotografia.
O órgão passou a estimular sorriso e informar que não há proibição em sorrir nas fotos da habilitação e identidade no Estado do Rio após uma polêmica que tomou conta das redes sociais neste mês. O fotógrafo Filipe Borges relatou, no Facebook, que precisou insistir para sorrir na foto da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em um posto de Minas Gerais. O vídeo do Detran RJ já alcançou mais de 110 mil pessoas até a tarde desta quinta-feira.
— Desde que assumi o trabalho do Detran estou incentivando a prática do sorriso. A leveza da expressão das pessoas deixa qualquer ambiente mais harmonioso. E por que não estimular isso nos documentos? Queremos que os sorrisos se espalhem — destaca o presidente do Detran, Vinicius Farah.
A advogada Elisabeth Camargo, de 65 anos, ficou mais à vontade ao saber que poderia sorrir ao renovar a carteira de habilitação nesta quinta-feira na sede do Detran, no Centro do Rio de Janeiro.
— Eu amei, fica muito mais natural.
Viviane Silva, de 18 anos, também fez questão de sorrir ao emitir uma segunda via da carteira de identidade:
— Antes, ficava uma cara muito séria. Agora fica mais simpática e nem dá vergonha de mostrar o documento — completou a estudante.
A legislação não determina se a população pode ou não sorrir na foto, então o órgão estadual tem autonomia para decidir as regras. A resolução Contran que trata sobre a questão da fotografia na CNH não faz referência ao sorriso. De acordo com o texto, é proibido o uso e bonés, chapéus, óculos e qualquer peça de vestuário que cubra parte do rosto.
Além disso, a cabeça tem de estar reta, não pode haver inclinação para nenhum dos lados; a pessoa tem de estar de frente; e é vetada qualquer mancha, retoque ou alteração posterior.
No Facebook, os internautas também comemoraram a novidade.
“Adorei, fiz a renovação da habilitação e a foto ficou show”, escreveu uma seguidora.
Outra brincou: “A segunda via devia ser gratuita pra compensar todos os anos de bullying sofridos com as foto horrorosas que vcs nos obrigavam a tirar..risos”.
Via: Jornal Extra
Por: Marcela Sorosini
Foto: Custódio Coimbra
21/07/2017