NOVA IGUAÇU - Prestes a completar 60 anos de fundação, no ano que vem, o Patronato São Vicente de Paula, no Centro de Nova Iguaçu, continua fazendo (e mudando) histórias. O local recebe, principalmente, crianças de baixa renda que iniciam ali sua formação educacional. Para este segundo semestre, a instituição está com quase 30 vagas abertas para as mamães matricularem seus filhos.
— Nosso objetivo é fazer a diferença, organizar a vida dessas crianças. Temos 265 alunos, de 2 a 5 anos — conta Idalina Bottari, de 71 anos, presidente do Patronato.
Por lá, os pequenos estudam em horário integral e fazem quatro refeições diárias. Tudo gratuitamente. Idalina revela que conta com a ajuda de amigos empresários e da prefeitura para manter o espaço aberto durante todos esses anos. Além disso, toda quarta-feira são realizados almoços, cuja venda é revertida para o Patronato.
— A crise financeira afetou a gente, mas sempre nesses momentos surge alguma ajuda divina. Recebemos muitas doações e qualquer ajuda é bem-vinda — diz Idalina
Graças aos portões abertos do lugar que Ana Clara, de 5 anos, conseguiu ter o primeiro contato com diversos livros. Apaixonada pelas histórias infantis, a pequena estuda no Patronato desde os 2.
— Se eu pudesse, deixa minha filha aqui mais tempo (a creche só aceita crianças até 5 anos). O Patronato é uma família para ela — elogia Raiana Ferreira, de 26 anos, moradora do bairro Metrópole, em Nova Iguaçu.
A pré-matrícula da creche já está aberta e pode ser feita na secretaria da instituição de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (veja abaixo quais documentos levar). O Patronato fica na Avenida Governador Portela 382, no Centro, em frente à Praça Santos Dumont.
DOCUMENTOS
Os responsáveis precisam levar para a pré-matrícula: certidão de nascimento, cartão do SUS, fator RH, carteira de vacina, RG e CPF (dos pais), comprovante de renda e de residência.
NÚMEROS
São oferecidas 15 vagas para o Infantil 5; 5 vagas para o Infantil 4; 6 vagas para o Infantil 3; e 3 vagas para o Infantil 2. Pode fazer a pré-matrícula qualquer família que comprove a renda de até 1,5 salário mínimo.
CURSOS
Também estão abertas vagas nos seguintes cursos: cuidador de idosos, maquiagem, massoterapia, depilação, jardinagem, costura, entre outros. Estes são para maiores de 18 anos. A mensalidade custa R$ 50.
Reportagem; Igor Ricardo
Foto: Cléber Júnior / Extra
Foto: Cléber Júnior / Extra
Via Extra
15/07/2017