Policiais militares e integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro realizam, na manhã desta quinta-feira, uma operação contra traficantes de Japeri acusados de roubo de cargas no Arco Metropolitano. São 18 mandados de busca e apreensão. Há também mandado de busca e apreensão para 13 pessoas que se encontram sob custódia e para 20 locais — três deles no Complexo da Maré, como a Associação de Moradores da Favela do Parque União, 14 em Japeri e três em penitenciárias — que, de acordo com a denúncia do MP, foram utilizados para práticas de delitos.
A denúncia do Gaeco afirma também que "no curso das investigações foram interceptadas chamadas que faziam referência a possíveis acordos financeiros entre traficantes e agentes públicos, mais precisamente policiais militares, que recebiam propina para não reprimir o tráfico de entorpecentes nas comunidades de Engenheiro Pedreira e Japeri".
Embora o MP não tenha conseguido identificar os PMs envolvidos, conseguiu identificar as guarnições que esses agentes estavam de serviço. Por isso, "considerando a probabilidade de se encontrar elementos e instrumentos utilizados no crime objeto da presente investigação, bem como buscar elementos de convicção com fito de instruir futuras investigações, necessário se faz a realização de medida cautelar de busca e apreensão nos armários da administração militar e nas residências dos suspeitos".
Há mandados de busca e apreensão em dois DPOs do 24° BPM (Queimados) — 24/1, em Engenheiro Pedreira, e 24/2, no Centro do município. Também foram expedidos mandados para endereços residenciais e para os armários da administração militar da unidade de 17 agentes da corporação.
Foto: Renan Rodrigues / Agência O Globo
via: Jornal extra
06/07/2017