Novo Brasão de Belford Roxo a partir de 06 de fevereiro de 2017 conforme emenda à lei orgânica nº46.
O Brasão do Município de Belford Roxo, cujo logotipo consta do anexo 1 a esta Lei Orgânica, tem as seguintes características: escudo em formato português com volume nas bordas, incorporando uma curva na parte superior, para receber a coroa prateada de 8 torres, designada para os municípios.
Na base, faixa para receber o nome do município, a data da emancipação e ano de sua construção.
Na lateral direita, ilustração alusiva à cana de açúcar e à esquerda ao milho, representando algumas das culturas desenvolvidas a partir do século XVI que, além de atender o consumo local, era transportada por via pluvial através da ótima malha hídrica da bacia do Rio Sarapuí e do Rio Botas.
Começando a descrição interna do escudo pelo centro superior do Brasão e seguindo sentido horário: A primeira ilustração é de um amanhecer do dia. A força do nosso astro maior sobre a montanha representa o novo tempo para o início para uma nova história da cidade.
A ilustração com laranjais ao lado de uma ferrovia remete aos anos noventa do século XIX que marcam o início desse cultivo que proporciona à Baixada Fluminense um novo desenvolvimento econômico para a área: plantio, cultivo, beneficiamento e transporte de laranja.
A ilustração de uma indústria faz alusão à instalação da Bayer do Brasil em Belford Roxo no período desenvolvimentista contribuindo para a industrialização da região.
A seguir a ilustração de um engenho. Eles foram fundamentais para o desenvolvimento econômico e cultural de toda a região da Baixada Fluminense.
Por fim, a ilustração de um rio com uma canoa transportando pessoas faz alusão ao Rio Botas e Sarapuí. As bacias desses rios foram fundamentais para o desenvolvimento dessa região entre os séculos XVII e XIX.
Brasão antigo de Belford Roxo (1993 a 2016)
O Brasão de Belford Roxo é um símbolo do município brasileiro de Belford Roxo, no Rio de Janeiro
Detalhes do Brasão de Belford Roxo
"Art. 7º - São símbolos do Município, a Bandeira, o Hino e o Brasão. §1º. O Brasão do Município, cujo logotipo conta do anexo I a esta Lei Orgânica municipal, terá as seguintes características: símbolo circular com dezesseis hastas lado a lado que representam a universalidade do sol, sobre e na base destas uma corrente que unida a uma faixa forma um hipotrocóide simbolizando a união dos homens em uma corrente de amor, na faixa a data de fundação do Município, ao centro um coração e dentro dele uma faixa branca formada por dois arcos inclinados que tangenciam o coração com as extremidades no topo e na base do mesmo, na fita a inscrição PAZ e PROGRESSO, norteando juntamente com o amor os princípios básicos do Município de Belford Roxo, acima do coração as iniciais do Município. Ã esquerda de quem avista e na parte superior do coração uma estrela representando o Distrito Central e abaixo da faixa uma estrela representativa de cada Distrito adjacente. Quatro estandartes com seus mastros formando um ângulo de quarenta e cinco graus sustentam o coração, posicionados dois a dois um sobre o outro todos com os mastros fincados na estrela solitária simbolizando as principais metas de trabalho permanente do Município: saúde e saneamento básico, habitação, industria e comércio, educação e desporto. Por fim, dois ramos de café simetricamente posicionados fechando o arco formado pela fita com o nome do Município.
§2º. A Bandeira Municipal definida em Lei, terá ao centro o Brasão Municipal. §3º. A alteração dos símbolos municipais só poderá ser feita mediante consulta popular, com a aprovação da maioria absoluta da população."
Fonte: Lei Orgânica de Belford Roxo - Art. 7º
Hino de Belford Roxo
O Hino de Belford Roxo é o hino oficial de Belford Roxo, município do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Foi escrito por Dinoel Sampaio, com a melodia de Sérgio Fonseca. Foi elaborado em 1993, em ocasião da instalação do município.
Velho brejo, Velho Brejo!
Onde o sol sempre nasceu sorrindo
Como invejo a tua gente
Essa gente tão vivida,
Tão sofrida e tão valente.
Essa gente que progride
Que trabalha, que estuda
Essa gente que decide
O que é bom para o lugar
Que é calada e não muda.
Na luta, não se divide
Belford Roxo em sua arte
Sou parte da tua parte
Sou vida da sua vida.
A canoa dos baixios
De teus rios de outros cais
Terra boa de outras eras
Primavera, laranjais.
Teu destino, tua história
Na memória dos avós
Faz o hino que te oferto
Céu aberto sobre nós.