A Prefeitura de Japeri promoveu workshop e capacitação para cumprir etapas do Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível. As atividades, que aconteceram nas ruas do Centro de Japeri, na Escola Municipal Ary Schiavo e na sede da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurb), foram coordenadas pelo arquiteto urbanista e representante da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) Luiz Gustavo Guimarães. O programa conta ainda com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
A primeira atividade desenvolvida foi o workshop. As pessoas que estão participando do Programa Calçada Acessível puderam utilizar cadeiras de rodas e vendas nos olhos para simular situações do cotidiano e as dificuldades enfrentadas diariamente pelas pessoas com deficiência, no que se refere à acessibilidade.
“Preparamos atividades práticas e teóricas para nos colocarmos no lugar dos outros. Através da vivência fica mais fácil entender as dificuldades enfrentadas, principalmente pelas pessoas com deficiência”, explicou o secretário da Semurb, Vinícius de Oliveira Araújo.
Depois do workshop houve aula teórica e elaboração de relatórios sobre a vivência nas ruas da cidade, com propostas para melhorar a acessibilidade em Japeri. “Somente vivenciando podemos entender o que as outras pessoas passam. São comuns os relatos de insegurança, falta de cordialidade e preconceito. E entre as dificuldades estão à inclinação das rampas e calçadas irregulares”, acrescentou Luiz Gustavo.
O objetivo do Projeto Mobilidade Urbano – Programa calçado acessível é orientar técnicos da prefeitura, gestores públicos e lideranças dos Conselhos Municipais do Idoso e da Pessoa com Deficiência que atuam na elaboração de projetos e obras e na formulação de políticas publicas de mobilidade. Em breve será marcado a data da próxima atividade do programa.