Uma mesa redonda com o tema “Currículo e Práticas Pedagógicas em Educação Inclusiva: Uma Relação Necessária” marcou o terceiro dia de atividades pela Semana Municipal de Educação Especial de Mesquita. O encontro que reuniu professores da rede e de municípios vizinhos foi realizado na manhã desta quarta-feira, dia 23 de agosto, no auditório da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva.
O tema foi abordado pelas professoras, Patrícia Cardoso, doutoranda pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Carla de Paiva, educadora nos municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, e Luana Queiroz, que leciona no Colégio Pedro II. O objetivo da atividade foi abordar a relação do currículo e as práticas em sala de aula, mostrando a possibilidade para os professores no atendimento dos alunos com deficiência.
As diretoras de Educação Especial e Educação Infantil da Secretaria de Educação de Mesquita (SEMED), Ilzani Santos e Ludmila Fernandes, respectivamente, abriram o evento. “Esse é um dia muito especial, pois trazemos a proposta de discutir publicamente a Educação Especial na cidade. Queremos fazer desse evento um marco. Precisamos ampliar o diálogo, assim, contribuímos com a nossa formação e crescimento. A Educação Especial não deve ser exclusiva de um segmento, mas precisa ser pensada desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos”, afirmou Ilzani Santos.
Amanhã (24), oficinas serão realizadas por professores da rede nos nas escolas Professor Marcos Gil (manhã, tarde e noite), Rotariano Arthur Silva e Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, durante a manhã e tarde. O encerramento da Semana Municipal de Educação Especial será na sexta, dia 25, com uma mostra cultural na Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, às 13h, que fica na Rua Carlos Frahia, nº 101, no Cosmorama.
Fotos de Maicon Ferraz