A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), por meio de sua Coordenadoria de Diversidade Sexual, realizou nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, o “II Seminário de Segurança Pública e Dignidade”. O evento aconteceu no Fórum de Mesquita.
O objetivo da atividade foi promover um diálogo entre o poder público, especialmente no âmbito da segurança, com a sociedade civil organizada a fim de produzir politicas públicas que promovam a cidadania da população LGBT, negros, mulheres e jovens da cidade. Cristina Quaresma, secretária de Assistência Social, destacou a importância do evento: “É preciso discutir sobre a segurança. O caminho certo é esse, nos reunindo para que juntos, encontremos as soluções para melhoria do nosso município”.
De acordo com a coordenadora de Diversidade Sexual de Mesquita, Paulinha Única, ampliar o diálogo sobre o tema nas instituições públicas, é uma forma de prevenir a LGBTfobia. “Algumas posturas são necessárias nas abordagens relacionadas à população LGBT, como o respeito e a garantia do uso do nome social e o respeito à identidade de gênero, principalmente das travestis e transexuais. Esse é um debate necessário e não só na polícia, mas em todo o corpo de funcionalismo do estado. Com certeza, essas pessoas que estão saindo daqui hoje vão com um olhar diferente e com mais respeito e igualdade à população LGBT”, ressaltou Paulinha.
O Secretário de Segurança, Ordem Pública e Cidadania, Sérgio Mendes, também marcou presença na atividade. “É de total relevância participar de eventos como este. Não há como apostar em uma sociedade melhor sem investir em educação. Temos buscado, por meio de ações da nossa Guarda Municipal nas escolas, alcançar um grau de cidadania que reverta em melhorias futuras para a cidade”, concluiu.