Continuam abertas as inscrições para o segundo Curso de Formação de Defensores da Paz em Belford Roxo. A iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro tem a parceria da Secretaria Municipal de Cultura. O programa tem como professores os Doutores Fábio Amado e Daniella Vitagliano que estão ministrando as aulas que abordam sobre direitos e garantias fundamentais, a fim de possibilitar o empoderamento das pessoas no que diz respeito ao conhecimento desses direitos e das formas para efetivá-los.
O curso acontece todos os sábados, das 10h às 12h, na Casa da Cultura, que fica na Avenida Bob Kennedy, s/n, bairro Nova Piam e ao final serão emitidos certificados de participação para os que freqüentarem ao menos 70% das aulas. As inscrições são realizadas na hora e local das aulas.
De acordo com o secretário de Cultura, Bruno Nunes, com o curso de Formação de Defensores da Paz, a instituição contribui para o empoderamento do cidadão. “ O curso permite que as pessoas conheçam o caminho para cobrar do poder público as medidas necessárias para a garantia e o exercício de seus direitos e das pessoas próximas a elas”, disse Bruno.
Linguagem jovem
Para tornar acessível à linguagem jurídica aos alunos, métodos como filmes, rodas de conversa, debates, teatro e batalha de rap, permite que aquele que ouve a mensagem se identifique como sujeito de direitos violados e tenha a motivação necessária para agir.
O município de Belford Roxo foi escolhido para a realização do segundo Curso de Formação de Defensores da Paz devido à diretriz institucional de priorizar iniciativas de promoção de direitos na Baixada Fluminense e no interior do Estado. A 1ª turma a se formar no ano passado foi composta por moradores do Complexo do Alemão e da Penha.