A execução do novo hino do município foi a novidade no encerramento da Semana da Pátria em Belford Roxo. O desfile, na Avenida Floripes Rocha, no Centro, contou com a participação de 13 escolas municipais, duas estaduais e uma particular, levando cerca de 2.000 alunos para a avenida. Durante o evento, o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, anunciou para o mês que vem o início da construção de uma creche para 180 crianças no Bairro das Graças. O tema da Semana da Pátria deste ano foi: “Semeando Educação e Cidadania: Juntos Construindo um Novo tempo.
O desfile, que marcou a participação da Orquestra Sinfônica da Secretaria Municipal de Educação, foi aberto pela Guarda Municipal. Logo em seguida entrou na avenida a Creche Amor à Criança, que pregou a paz e a cidadania. Em seguida, a Escola Municipal de Educação Albert Sabin e alunos da Vila Olímpica de Belford Roxo emocionaram o público com um desfile mostrando a importância de se combater as diferenças. Em seguida vieram o Ciep Municipalizado Casemiro Meirelles e a escola municipal Professor Paris. “Nosso governo está oferecendo educação de qualidade. Já reformamos diversas escolas, entregamos uniformes novos e a merenda agora é de qualidade. Alunos e professores estão de parabéns pelo bonito desfile”, concluiu Waguinho.
A quinta escola municipal a desfilar foi a Maria da Paz de Santana dos Santos, que comemora 25 anos de fundação. Acompanhada pela banda do Colégio Estadual Tenente Otávio Pinheiro, a escola Yolanda Costa dos Santos mostrou a importância da cultura. O maestro Jorginho e sua trupe colocou todo mundo para dançar na avenida ao som de “Cetop...é diferente, vem com a gente”. Desfilaram depois a escola municipal Bairro das Graças, a banda do Colégio Professor Murilo Braga e as escolas municipais Alejandro Fernandez Nuñez, Julieta Rego do Nascimento e Manoel Gomes.
Mãe elogia organização
A penúltima escola municipal a desfilar foi a Belford Roxo, para a alegria da dona de casa Alaíde Santana, 36 anos, que foi ver a filha Geovana Santana, 14, desfilar. “Fiquei emocionada. É muito bonito e está bem organizado”, disse a mãe, ao lado das filhas Yasmin, 7, e Mariana, 11. A Escola Municipal de Jovens e Adultos Maria Lúcia Sindra Soares foi a última a cruzar a avenida.
O secretário de Educação, Denis Macedo, destacou a participação da comunidade escolar e da população nos desfiles. "Ano passado não tivemos desfiles, mas voltamos à tradição e os alunos adoraram. É importante mantermos acesa a chama do civismo”, resumiu Denis Macedo, que participou do desfile junto com os funcionários da Secretaria Municipal de Educação.
O respeito pelos princípios dos valores foi um dos pontos destacados pela secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro. Ela disse que o desfile resgata os valores que estavam sendo perdidos. "Temos que acreditar em um futuro melhor. O governo valoriza cada cidadão para poder transformar Belford Roxo em uma cidade mais justa e mais digna", finalizou a secretária, que posou para a foto com a pequena Maria, que estava vestida de Mulher Maravilha, seu personagem preferido. A secretária também se entusiasmou com a batida da banda do Centro Educacional Líbano Brasileiro.
Admirador de desfiles escolares, o secretário da Casa Civil, Márcio Canella, frisou que valorizar as crianças é investir no futuro do país. "Belford Roxo está crescendo e investindo na educação. No início do ano encontramos escolas em precário estado, mas o prefeito Waguinho já reformou muitas delas. Hoje a realidade é outra", encerrou. Participaram também do desfile secretários, vereadores e público em geral.
Fotos; Rafael Barreto