DUQUE DE CAXIAS - Uma equipe de peritos da 59 DP (Duque de Caxias) esteve na última sexta-feira, no Cemitério Nossa Senhora das Graças, no Tanque do Anil, em Duque de Caxias, atendendo ao boletim de ocorrência registrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com denúncias de crimes ambientais, entre outros, cometidos pela concessionária responsável pela administração do cemitério.
As denúncias foram registradas na 59DP na última quinta-feira (14), após vistoria feita por servidores das Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos e de Políticas de Segurança no cemitério, quando foi flagrado operários da concessionária trabalhando na concretagem de uma área que era utilizada para sepultamentos. A equipe de fiscalização pode observar que no local havia sepulturas violadas, covas alteradas, além de crânios e ossadas expostas pelo chão.
Os peritos da Polícia Civil foram acompanhados durante a vistoria da última sexta pelo Subsecretário de Meio Ambiente, Vitor Hugo Kaczmarkiewicz; pelo diretor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Marcelo Manhães de Amorim; além de representantes da
Procuradoria Geral do Município, das Secretarias de Políticas de Segurança, Serviços Públicos e Transportes.
Uma equipe de fiscais da Secretaria de Habitação e Urbanismo também esteve no local e constatou irregularidades na construção que estava sendo executada sem autorização dos órgãos da Prefeitura.
As irregularidades que os agentes da prefeitura encontraram no cemitério do Tanque do Anil é recorrente nos demais cemitérios administrados pela mesma concessionária, onde os agentes municipais se depararam também com sepulturas violadas e necrochorume, que pode ocasionar a contaminação dos lençóis freáticos.
A Prefeitura Municipal de Duque de Caxias informa que as vistorias e fiscalizações prosseguem nos cemitérios do município e que continuará tomando as providências jurídicas e criminais diante das irregularidades cometidas pela empresa responsável pelos serviços
funerários no município. As denúncias também estão sendo encaminhadas ao Ministério Público Estadual para que tome as providências jurídicas necessárias.
Segundo a prefeitura “a luta pela dignidade dos caxienses e contra monopólio funerário, que explora o cidadão caxiense no seu momento de maior fragilidade, é compromisso do prefeito Washington Reis desde que assumiu a prefeitura”.
Ela informa ainda que a “construção do cemitério público municipal, na Rodovia Washington Luiz, é a garantia de um atendimento digno e gratuito à população”.