O novo calçadão construído na Avenida dos Confrades, próximo ao local conhecido como Cobal, no bairro Prata, em Belford Roxo, ganhou um projeto paisagístico. A Prefeitura plantou 33 palmeiras veitchia, que na fase adulta mede cerca de 20 metros de comprimento; arbustos de clúsia (planta que tem folhagem ornamental), pena de índio e moreia (floresce várias vezes ao ano), além de uma forração de grama. O calçadão, que tem iluminação moderna, dispõe ainda de uma pista de caminhada, rampas de acesso para cadeirantes e de estacionamento aberto ao público, mas com vagas destinadas também a idosos, pessoas com deficiência e transporte alternativo.
O secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, disse que, além da Avenida dos Confrades, a Avenida Atlântica, no bairro Recantus (antigo Babi) e a Avenida Carvalhaes (Centro) também ganharam tratamento paisagístico. “Na Carvalhaes plantamos cerca de 100 palmeiras imperiais. Na Avenida Atlântica foram mais de 50 mudas de espécies nativas. Nossa meta é embelezar Belford Roxo, tornando-a uma cidade mais agradável”, finalizou Flávio Gonçalves, ao lado do secretário-adjunto Marcelo Machado.
De acordo com a Secretaria de Conservação, o calçadão foi construído com tijolos intertravados, produzidos com concreto rígido, considerado como o mais ecológico do mercado e uma pista de caminhada em concreto pigmentado. O espaço terá ainda cerca viva de um metro e meio de altura como proteção ao longo das pistas. A cerca viva é feita com várias espécies de plantas e serve, entre outras coisas, para ornamentação, redução de ruídos e de poluição. “Demos utilidade à área que beirava a via férrea. Moradores agora ganharam um espaço urbanizado para a realização de diversas atividades, como caminhada, por exemplo”, resumiu o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho.