Nomeado como Chefe de Gabinete do atual Prefeito de Duque de Caxias Washington Reis do PMDB, Henrique Alberto Santos Ribeiro, ex-presidente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), foi preso essa manhã (24) pela Polícia Federal em mais uma operação contra a quadrilha de Cabral e Cia.
Embora nomeado na Prefeitura, segundo funcionários, Henrique Ribeiro pouco era visto no executivo municipal. Pelo cargo, o então parceiro de Washington Reis, quando sub-secretário de Obras Metropolitanas do Estado, recebe a quantia de cerca de R$ 16.000,00.
Estaria a cargo do nomeado de Reis, a criação da Empresa Municipal de Águas de Duque de Caxias. Uma promessa de campanha do atual gestor executivo, que não saiu do papel.
Henrique Ribeiro chegou a ser visto em reuniões, com o Conselho Administrativo da CEDAE ainda no começo do mandato de Reis.
Henrique Ribeiro foi quem presidiu o DER também durante os desvios de recursos para as Obras da Duplicação da Avenida Presidente Kennedy. Um projeto arquitetado pelo então candidato à Prefeitura derrotado, Washington Reis, em 2012.
Como o candidato do PMDB, apoiado por Cabral e Pezão, teria perdido a campanha para Alexandre Cardoso, os recursos destinados ao Departamento de Estradas de Rodagem e para as Obras da Kennedy, foram remanejados para outros fins. Até o hoje a obras da Presidente Kennedy, hoje Avenida Leonel de Moura Brizola, estão paralisadas.
Num total, R$ 460 Milhões que teriam sido destinados para as obras da via, não foram, de fato, investidos em prol da cidade de Duque de Caxias.
Alberto Henrique Santos Ribeiro, foi preso acusado de favorecer esquemas corruptos do PMDB no estado.