Às 10h, o alarme foi acionado no Ciep 132 São João Bosco, em Éden, e as salas de aula foram totalmente esvaziadas em cerca de 10 minutos. A ação fez parte de um simulado de prevenção contra acidentes para marcar o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, realizado por agentes da Defesa Civil de São João de Meriti e homens do Corpo de Bombeiros.
A simulação ensina os procedimentos previstos em caso de enchentes, incêndios ou outros acidentes, como acionamento das sirenes e evacuação correta em locais de riscos, entre outros.
Para o agente da Defesa Civil, Major Samir Fernandes, o simulado é necessário para a população saber exatamente como agir nas situações de desastres. " O objetivo é colocar a teoria em prática para que a comunidade escolar esteja apta a agir no resgate de vitimas e segurança da população. É preciso reduzir as consequências de um possível acidente".
A diretora da escola, Norman Sampaio, afirmou que a maior lição aprendida durante o treinamento é atentar para a prevenção dos acidentes e saber o que fazer em tais situações.
"O treinamento é fundamental para os alunos e, principalmente, para nós professores. Manter a calma, optar por uma rota de fuga mais segura, identificar áreas mais perigosas, tudo isso é importante para salvar as pessoas em casos de incidentes", disse.
A simulação também aconteceu no Ciep 398 Mario Lima, na Vila Jurandir.