Mais de 100 alunos do Colégio Estadual Gustavo Barroso, em Belford Roxo, foram beneficiados na última sexta-feira (24) com o projeto “Juventude vai à Escola”. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Executiva de Juventude, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o projeto realiza o cadastro no programa ID Jovem, documento emitido pelo Governo Federal, que permite descontos e gratuidades aos jovens com idade entre 15 e 29 anos a fim de obterem mais acesso à cultura, lazer e mobilidade urbana.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, a Identidade Jovem oferece uma série de benefícios. “Com o projeto, queremos oferecer mais cidadania para a juventude de nosso município”, enfatizou Daniela. Para o secretário Executivo de Juventude, Jadir Elias Filho, o Jadirzinho, com o ID Jovem, a juventude de Belford Roxo terá mais acesso à cultura, esporte, lazer e mobilidade urbana. “Com a ação, estamos garantindo os direitos de nossos jovens. Muito deles não tem acesso à cultura e a informação. E com a identidade jovem, fica mais fácil”, informou o secretário.
Para obter o ID Jovem é necessário ter uma renda mensal familiar até dois salários mínimos. Além disso, o jovem também deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Quem não tiver o CadÚnico pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de casa para fazer o cadastro, gerando assim o Número de Inscrição Social (NIS). Depois é só baixar o aplicativo ID Jovem e preencher o cadastro. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Executiva da Juventude, que fica na Avenida Benjamin Pinto Dias 1130, salas 301/302 – prédio do Shopping Nova Belford – Centro.
O que é Identidade Jovem
A Identidade Jovem é o documento emitido pelo Governo Federal que comprova a condição de baixa renda para acesso a dois benefícios, estabelecidos pelo Estatuto da Juventude: meia-entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização) e reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.