BELFORD ROXO - Merendeiras das escolas da Rede Municipal de ensino de Belford Roxo estiveram reunidas na manhã de hoje (14), no auditório do Ciep Constantino Reis, no bairro São Bernardo, participando do curso anual de Capacitação dos Profissionais de Alimentação. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, através da Equipe de Nutrição Escolar. Segundo o secretário municipal de Educação, Denis de Souza Macedo, um dos objetivos é cuidar do bem-estar das crianças. "O alimento é o principal símbolo social, representa a união. É o momento de distribuir carinho", disse às manipuladoras de alimentos.
O curso que durou cerca de uma hora e meia e teve o comando da diretora de Alimentação, Míriam de Freitas Pereira. Para que as escolas não ficassem descobertas dos trabalhos das merendeiras, apenas 200 das cerca de 500 que atuam nas 80 escolas do município, participaram do evento. Elas serão multiplicadoras das informações adquiridas no curso. " Os alunos são nosso bem precioso. Temos que cuidar bem deles, pois estamos alimentando o nosso futuro", destacou Míriam. O curso foi conduzido pelas nutricionistas Roberta Xavier e Elisa Albuquerque. Cada merendeira ganhou uma cartilha ilustrada e com dicas de técnicas de preparo e cuidado com os alimentos e ainda participaram de sorteio de brindes no final da aula.
Logo que assumiu o governo, o prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, vistoriou todas as escolas. De imediato, priorizou reformas e determinou retirar a salsicha o cardápio da merenda escolar. “Temos o dever de zelar pela qualidade da alimentação dos alunos. A salsicha, além de não ser nutritiva, tem conservante e corante, nada saudável à garotada. Por outro lado, os alunos ganharam pão fresquinho, requeijão e leite”, disse Waguinho.
Merenda saborosa e nutritiva
Preparadas nas escolas as 120 mil refeições oferecidas, diariamente, aos cerca de 40 mil alunos têm gostinho de quero mais. Segundo as nutricionistas Roberta e Elisa, as merendas são saborosas e nutritivas, sempre acompanhadas de frutas, carnes e legumes, além do feijão com arroz. "O suco é feito da polpa da fruta, batido com leite ou água", salientou Roberta. As refeições são servidas a todos os alunos, incluindo os que participam dos Programas Novo Mais Educação e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
"Acho muito importante participar deste curso. Afinal, temos que estar atentas, pois precisamos ter sempre muita responsabilidade e carinho. Os baixinhos merecem", afirmou a merendeira Josélia Lúcia de Oliveira de Souza, 67. Sua colega, Jaqueline Lopes Magalhães Cosme, 54, assegurou que a merenda é a única refeição de muitas crianças. "Os alunos semprem repetem porque gostam e porque precisam", disse ela que trabalha preparando comida para alunos há mais de 10 anos.
Foto: Ailton Tinho