A Prefeitura de Belford Roxo vai realizar neste sábado (25), às 10h, na Câmara Municipal de Belford Roxo, na Avenida José Mariano dos Passos 1214, bairro Prata, a III Audiência Pública sobre o Projeto de Revitalização da Fazenda do Brejo. O objetivo é debater com a sociedade civil a transformação da área em polo turístico e ecológico. Na ocasião, será apresentado um novo projeto onde será criado uma Área de Proteção Ambiental (APA) e um corredor verde. De início, a ideia era a da criação de um Parque Municipal, mas essa discussão foi debatida e descartada entre as partes envolvidas no projeto, como a Prefeitura, a empresa Bayer, a Fazenda Boa Esperança e a Uniabeu. Na audiência, vão participar técnicos das Secretarias de Meio Ambiente e de Articulação Política, do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), Instituto Eventos Ambientais (IEVA), da Abeu, Bayer, da Fazenda Boa Esperança, entre outros órgãos.
Para o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, a revitalização da Fazenda do Brejo é importante. “É uma grande área verde em nossa cidade e que precisa ser melhor aproveitada. Sua revitalização é de fundamental importância para o crescimento do município”, disse. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, este encontro será um desdobramento de todos os projetos que foram discutidos sobre a Fazenda do Brejo. “Tivemos muitos avanços e algumas resistências ente as partes envolvidas. Mas chegamos à conclusão que será melhor criar a Área de Proteção Ambiental e também um corredor verde na Estrada de Belford Roxo. Este corredor irá interligar as duas fazendas, a do Brejo e a Boa Esperança”, explicou o secretário.
Ainda segundo o secretário, pelo projeto, o corredor verde será todo urbanizado, iluminado, terá uma área de caminhada e de corrida, segurança e terá um espaço aberto à educação ambiental. “Vamos fazer a revitalização de todo local. É uma grande área que precisa ser cuidada e valorizada. Nossa população precisa de verde”, disse Flávio Gonçalves. A Fazenda do Brejo é uma construção de 1815, localizada atrás da Faculdade Uniabeu, no Centro de Belford Roxo.