Apesar das reclamações e apelos dos desportistas, a Praça Ricardo Xavier da Silveira, mais conhecida como Praça de Skate de Nova Iguaçu, continua depredada. A pista cheia de rachaduras impede a prática esportiva e, além da falta de iluminação pública, grama e de segurança, há lixo e grades das quadras estão quebradas.
Construída em 4 de dezembro de 1976, pelo então prefeito João Lubanco, e reformada 39 anos depois, a pista de skate foi a primeira da América Latina. Nela se destacaram muitos iguaçuanos e cariocas, craques da modalidade. Mas isso parece não ter sido suficiente para despertar o interesse do poder público.
Os 980 metros quadrados de pista de skate, em formato de piscina, já consagraram muitas personalidades desportivas como Douglas Marques, 39 anos, o Douglas Ugry, vencedor de vários campeonatos no local. No dia 3 de julho, quando a equipe do Jornal de Hoje visitou a praça, o campeão falou da sua tristeza. “Aqui faltam incentivos de várias formas, falta sensibilidade e visão do futuro”, reclamou Ugry, na época.
Ontem, passados quatro meses desde aquela visita, a mesma equipe do JH voltou ao local e constatou que nada mudou. “Aqui falta tudo: falta fechar as rachaduras, cabine da Polícia Militar para dar segurança às pessoas e iluminação pública”, disse Mateus Cordeiro, 14 anos. Ele acrescenta: “A reforma de 2015 foi mal feita. Os 450 metros de grama desapareceram. Na pista de street, a reforma foi feita pelos próprios skatistas, no ano passado”. O colega João Gabriel, 16 anos, concorda.
Sinais de abandono por toda parte
Além da pista de skate, que é a maior atração da praça, o espaço contém ainda duas quadras poliesportivas, sendo uma delas para prática de futebol de areia, e outras áreas de lazer. Entretanto, parte das grades das quadras está despencando, as lixeiras foram arrancadas e há muitos buracos no calçamento. Moradora nas proximidades, Maria Teixeira da Silva, 37 anos, disse que os governos nunca deram importância a esse espaço. “O doutor Lubanco quando foi prefeito, teve a sensibilidade de fazer essa obra, depois de receber em seu gabinete, alguns dos praticantes desse esporte (dentre eles Paulo China). Viu o projeto e tocou a obra. Talvez ninguém soubesse que estaria nascendo ali a primeira pista de skate da América Latina (só havia uma parecida na Califórnia, nos Estados Unidos). Hoje, nem se consegue falar com o governo”, ri. “O que era pra ser um orgulho, a praça hoje é uma vergonha”, interfere a estudante Otília Neves, 23 anos.
A importância da pista de skate
O então prefeito de Nova Iguaçu, João Batista Barreto Lubanco, um advogado constitucionalista de sucesso, que atualmente é diretor da faculdade de Direito da Universidade de Nova Iguaçu (Unig), conversou com a reportagem do Jornal de Hoje e contou como tudo aconteceu. “Desse lado da cidade só havia a praça em frente ao Hospital Iguaçu. Com a construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, o espaço ficou ainda menor. Então, desapropriei a área (entre a Avenida Dr. Mário Guimarães e Rua dos Araújos) e fiz outra praça. Depois, atendendo aos jovens desportistas, construí a pista de skate dentro dessa praça. Não sabia que era a primeira da América Latina e a segunda do mundo. Depois, esses jovens quiseram me prestar homenagens. Eu disse que eles mereciam homenagens muito mais do que eu. Porque a ideia foi deles. Eu só mandei fazer a pista”, relata Lubanco.
Destaque – Palco de vários campeonatos locais, estaduais e nacionais, a Praça de Skate ganhou destaque internacional na mídia, no ano de 2004, quando o skatista Bob Burnquist desceu a Bowl (formato da pista) com a tocha olímpica em uma das mãos. Mas, nem assim a área ganhou lugar de destaque diante de governantes de Nova Iguaçu.
Obras só em 2018
Quando a reportagem do Jornal de Hoje procurou a prefeitura, na época, para saber se havia projeto de reforma da praça, a prefeitura enviou nota dizendo que o governo estava dando início ao projeto “Esporte e Lazer nos Bairros”. Pelo que se observou ontem, o projeto do prefeito ainda não chegou à Praça de Skate. Procurada novamente, a prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informou que está desenvolvendo um projeto para a reconstrução da Praça do Skate e que as obras devem ser iniciadas no ano que vem.
por Davi de Castro